 
Um sarau poético-musical com autores de Pelotas marca, no próximo dia 18 , o inicio de um novo projeto cultural da Bibliotheca Pública Pelotense (BPP), sociedade civil criada em 1875 e histórico centro de referência cultural da região Sudeste do RS . A poesia – de todos os tempos e geografias – recitada num ambiente de informalidade é o centro do projeto que, em eventos mensais ;terá também a participação especial de músicos da cidade e região. A edição da próxima terça (18), começa às 19h30min, no salão térreo da BPP e tem como tema a poesia contemporânea de autores pelotenses. Como convidado especial participa o músico Marco Gottinari.
Com entrada franca, como em todos eventos da BPP, o sarau começa com uma referência à obra de Mario Benedetti, poeta-contista-romancista uruguaio. Falecido em 17 de maio de 2009, o autor de mais de 80 obras ( poemas, contos, romances, ensaios) foi , por indicação da Bibliotheca Publica Pelotense, o homenageado especial da última edição da Feira do Livro de Pelotas. Também como parte das homenagens ao poeta uruguaio, a BPP manteve , nos 18 dias da Feira , o Espaço Cultural Mario Benedetti – com programação apoiada por 12 entidades da cidade, região e Uruguai.
Autores locais
Coordenadoras do projeto, as poetas e  ativistas culturais Daniela Castro e Mara Agripina Ferreira convidaram  para a primeira edição do sarau três autoras e um autor da cidade:Ana  Lúcia Almeida, Lúcia Treptow Marques , Marta Gottinari e Daniel Moreira.  A apresentação de poemas dos autores será feita de forma alternada com a  música – violão e voz –  de Marco Gottinari, convidado especial da  noite. O projeto começa com apoio institucional da RádioCom 104.5FM,  Instituto Estadual de Educação Assis Brasil e Academia de Letras e Artes  de Porto Alegre.  
Sobre a BPP
O acesso publico, universal e  gratuito a um acervo que chega hoje a cerca de 200 mil livros e 60 mil  periódicos é o principal serviço prestado pela Bibliotheca Pública  Pelotense (BPP). Criada em 14 de novembro de 1875 por um grupo de  republicanos, a instituição nasceu também para atuar como centro   regional de cultura e de estimulo a toda forma de manifestação artística  – linha em que se insere o novo projeto voltado para a poesia.    Em 2007 e 2008 , o historico prédio  sede da BPP – 1340 metros quadrados em estilo eclético, erguido em  etapas  entre 1878 e 1915  – foi totalmente restaurado com recursos  financiados pelo Ministério da Cultura ( R$ 2 milhões ) via Lei Rouanet.  O restauro integral garantiu a sequência do atendimento a cerca de 300  usuários/dia , a maioria alunos da rede publica de ensino.

Coordenadoras do projeto
DANIELA CASTRO – danielacastropires@yahoo.com.br (53) 84012771 / 32223180
MARA FERREIRA – mara.agripina@hotmail.com (53) 91183446 / 33027111
Diretor de Comunicação e de  Patrimônio BPP João Alberto D. Santos (BPP) – ja.ds@terra.com.br (53) 92417604    PARA SABER MAIS SOBRE A BPP www.bibliotheca.org.br

Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
