Primeiro encontro com a comunidade de Santa Isabel debate patrimônio

Moradores participaram da escuta ativa para construção do projeto de restauração da Capela e revitalização da Praça da Aliança

Escutar a comunidade para transformar seus anseios para um projeto que atenda às suas necessidades. Com essa proposta a Perene Patrimônio Cultural conduziu o primeiro, de cinco encontros, com a comunidade de Santa Isabel para elaboração do projeto arquitetônico de restauração da Capela Santa Isabel e revitalização da Praça da Aliança, em Arroio Grande. O encontro aconteceu na Escola Estadual Santa Isabel e contou com a participação de alunos do 6° ao 9° ano, professores, representantes locais, do poder público e o pároco Michel Canez. A arquiteta Simone Neutzling, responsável pelo projeto, deu as boas-vindas ao grupo e detalhou as etapas do projeto arquitetônico, da requalificação da praça aliança e destacou a importância da participação comunitária nesse processo. A iniciativa contribui para a preservação deste importante patrimônio histórico dos gaúchos, construído no século XIX e tombada em nível municipal desde 2011. “O centro do projeto é a Capela, mas a praça tem grande importância, por isso queremos ouvi-los e saber o que gostariam que a praça tivesse”, ressaltou.

​O primeiro dos cinco encontros, chamado de inventário participativo, propôs uma troca entre os participantes e as equipes envolvidas no projeto. A antropóloga Liza Bilhalva e a arqueóloga Marta Bonow conduziram uma dinâmica permeada pelo diálogo. “Sugerimos que cada um levasse um item de recordação, com valor afetivo relacionado à igreja ou à praça, para perceber a relação deles com os espaços”, explica. A partir da criação da “Caixa do Patrimônio” os participantes escreveram os seus desejos para a estrutura da praça. “Através de uma metodologia participativa de escuta ativa e sensível, conversamos sobre patrimônio, história e pertencimento, e juntamente com os participantes construímos um primeiro esboço , que já noa apontou elementos importantes sobre os desejos e demandas da comunidade”, observa Liza. Ela informa que no próximo encontro, previsto para agosto, a ideia é reunir diferentes grupos que integram o território de Santa Isabel. 

A proposta foi contemplada pelo Edital 31/24 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), no segmento Memória e Patrimônio, promovido pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul e apresentada no último mês organizado pelo pároco Michel Schellin Canez, em Arroio Grande. “Essa etapa essencial, não apenas viabiliza a execução da obra, mas também permite, após a aprovação pelos órgãos de preservação, a captação de recursos via leis de incentivo à cultura”, destaca a arquiteta.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*