Workshop aborda a salvaguarda da memória de companhias teatrais através dos seus arquivos

Evento no próximo dia 9 faz parte de estudo que pesquisa e difunde patrimônio cultural ligado às artes cênicas no Rio Grande do Sul

A salvaguarda da história das companhias teatrais é o tema do workshop “Arquivos de Teatro e Memória”, ministrado pelo ator e produtor cultural Fábio Marques, no próximo dia 9 de julho (quarta-feira), às 18h, no Curso de Teatro da UFPel. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.

A iniciativa faz parte do projeto “Arquivos e Memórias do Teatro Fronteiriço”, que tem o objetivo de investigar, documentar e preservar o patrimônio cultural ligado ao teatro na região de fronteira entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina. Para isso, uma pesquisa está sendo realizada nos municípios de Bagé, Uruguaiana, São Borja, Santa Maria, Passo Fundo e Rosário do Sul. O trabalho inclui o mapeamento de documentos, registros visuais, programas de peças, roteiros e entrevistas com artistas locais.

Conforme Marques, doutorando em Estudos de Teatro pela Universidade de Lisboa, a pesquisa tem inspiração na preservação histórica das companhias teatrais, comum em Portugal. “Queremos promover aqui no Rio Grande do Sul o debate sobre a importância dessa memória, partindo dessa investigação do teatro fronteiriço, que é pouco abordado”, explica.

Além do evento do próximo dia 9, um segundo workshop está previsto, ministrado pelo dramaturgo, escritor e diretor teatral Valter Sobreiro Junior, que também integra o projeto. A data deste segundo encontro ainda não foi confirmada.

Todo o resultado dos estudos realizados por Marques e Sobreiro também será transformado em um livro eletrônico (e-book) explorando as práticas teatrais destes territórios e a influência das línguas portuguesa e espanhola na criação artística. “Mais do que preservar o patrimônio cultural do Estado, queremos com isso incentivar a iniciativas contemporâneas, promovendo diálogo entre tradição e inovação”, completa Marques.

Mais do que preservar o patrimônio cultural do Estado, queremos com isso incentivar a iniciativas contemporâneas, promovendo diálogo entre tradição e inovação – Fábio Marques

A realização do projeto “Arquivos e Memórias do Teatro Fronteiriço” é financiada pela Secretaria Estadual de Cultura, através do Edital Sedac nº 31/2024 – PNAB RS – Memória e Patrimônio.

Serviço

O que: workshop “Arquivos de Teatro e Memória”, com Fábio Marques.

Quando: Quarta-feira, dia 9 de julho, às 18h.

Onde: Curso de Teatro da UFPel.

Inscrições: gratuitas, através do e-mail fmbelem@gmail.com (vagas limitadas).

Mais informações através do WhatsApp (53) 98100-3050.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*