Depois do livro de contos De janeiro ao Uruguai (Editora do Pampa, 2024), Paulo Joaquim Silla estreia na poesia com Aonde nós (Editora do Pampa, 104 páginas). O lançamento do livro ocorre neste sábado (15 de novembro) na 71ª Feira do Livro de Porto Alegre. O autor participa de sarau, às 17h, no Auditório da AGEA (Andradas, 943 – 11º andar, Ed. Cacique) e autografa na Praça de Autógrafos às 18h.

O escritor Alcy Cheuiche no texto de apresentação da obra observa: “O que aproxima Paulo Joaquim Silla de Pablo Neruda? Os dois nasceram poetas, como o sol nasce sol. E, antes de desaparecerem no poente, iluminam e dão vida a quem deles se aproxima. Como disse Mario Quintana: Não existe grande ou pequeno poeta; ou se é poeta, ou não se é. Por essa razão, Paulo afirma: brincar de Deus dá nisso… Este é o nosso compromisso: Vamos apagar o céu. Mas, só depois de o iluminar a cada verso, ou inverso, como o mapa que ilustra a capa deste livro.
No poema Aonde Nós, que dá título à coletânea, Paulo Joaquim começa dizendo: desejo estar onde quero chegar. Mas não quer estar nem chegar sozinho. Queiramos ou não, ele nos leva pelos seus caminhos, por seus mares, como novo devoto de Iemanjá. E dialoga em versos, além de Caymmi, com Quintana, Neruda, Cora Coralina, Lorca, Castro Alves, Violeta Parra, Florbela Espanca, Jayme Caetano Braun, Fernando Pessoa, seja em português ou em espanhol. Porque, para Paulo Joaquim Silla, escrevendo ou declamando: La vida es poesía, para vivir hay que soñar.”
Paulo Joaquim Silla Nasceu carioca, mas cresceu gaúcho. Por mais de vinte anos, atuou na indústria da Hospitalidade, comercializando produtos e serviços do segmento, no Brasil e no exterior. Como agropecuarista e pesquisador da Geografia Humana, trabalha entre o campo e a cidade e, principalmente, com pessoas de diferentes gerações. Participante da Oficina Literária Alcy Cheuiche, em 2024, publicou seu primeiro livro de contos, “De Janeiro ao Uruguai”, pela Editora do Pampa em 2024. “Aonde nós” é seu livro de estreia em poesia.

Assessora de Comunicação
Faça um comentário