Formação Audiovisual Insurgente abre inscrições gratuitas

Formação Audiovisual Insurgente - crédito: Miguel Martins Torres

Interessados podem se inscrever até 30 de outubro; aulas acontecem na Casa de Cultura Mário Quintana e culminam com a produção de dois curtas documentais

O FAITE – Formação Audiovisual Insurgente chega a Porto Alegre com uma proposta ousada e transformadora: oferecer um curso gratuito de iniciação ao audiovisual, voltado a jovens e adultos a partir de 18 anos, interessados em descobrir o cinema como ferramenta de expressão, crítica e transformação social. 

As aulas acontecem no Laboratório Odilon Lopes, na Casa de Cultura Mário Quintana (R. dos Andradas, 736), entre os dias 4 e 16 de novembro de 2025, com duas turmas presenciais e intensivas – a primeira de 4 a 9 de novembro e a segunda de 11 a 16 de novembro, sempre das 14h às 18h. Interessados podem se inscrever até 30 de outubro pelo link da bio do Instagram @faitepoa.

Durante cinco dias, os participantes terão contato com todas as etapas do fazer cinematográfico – da produção à finalização, passando por roteiro, câmera, som e montagem. O curso combina teoria e prática, e ao final de cada turma será produzido um curta-metragem documental coletivo.

Cinema para todos 

O FAITE acredita que o cinema pode nascer de qualquer lugar – inclusive do seu celular. A proposta é incentivar o uso de ferramentas acessíveis, como celulares e equipamentos simples, para que novas vozes e olhares possam se expressar por meio do audiovisual. 

As inscrições são abertas para o público em geral, com incentivo especial à participação de mulheres, pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, PcDs e moradores de regiões periféricas. Não é necessário possuir câmera ou experiência prévia – apenas vontade de aprender e colaborar.

“O FAITE é uma oportunidade única de formação e criação coletiva. Queremos mostrar que o cinema é possível com o que se tem à mão, e que cada pessoa tem uma história potente para contar”, afirma Giuliano Lucas, produtor-executivo do FAITE POA.

Conteúdo do curso 

Cada turma vivencia uma imersão de cinco dias, com oficinas práticas em:

  • Produção: pré-produção, cronograma e orçamento;
  • Roteiro: argumento, estrutura, roteiro técnico e decupagem;
  • Câmera e som: enquadramentos, movimentos, captação e iluminação;
  • Técnica e set: codecs, frame rate, montagem de equipe e organização;
  • Montagem e finalização: edição, correção de cor, design de som e acessibilidade.

Serviço

O quê: FAITE – Formação Audiovisual Insurgente 

Inscrições: até 30 de outubro de 2025 (a prorrogação da data se dá em função do aumento de vagas geradas pela grande procura de inscritos)

Link: Formulário da bio do Instagram @faitepoa

Local: Laboratório Odilon Lopes – Casa de Cultura Mário Quintana (R. dos Andradas, 736) – Porto Alegre (RS)

 Período das aulas:

● Turma 1: 4 a 9 de novembro: das 14h às 18h

● Turma 2: 11 a 16 de novembro Horário: das 14h às 18h

Gratuito e presencial  Público: maiores de 18 anos

Sobre o projeto

O FAITE POA é produzido pelo Estúdio Hybrido, com apoio institucional da Ventana Audiovisual, Instituto Estadual de Cinema do RS (IECINE RS) e Casa de Cultura Mário Quintana. O projeto é financiado com recursos da Lei Aldir Blanc – Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), através da Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria da Cultura e do Ministério da Cultura.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*