
De 1º a 22 de agosto de 2025, o projeto Teclas Sonoras apresenta Oficinas Aulas Shows Teclas Sonoras, na Associação Canoense de Deficientes Físicos – ACADEF, em Canoas (RS). Informações no Instagram @teclassonoras. As inscrições são gratuitas.
As Aulas Shows Teclas Sonoras serão ministradas pelo músico Fabiano Torres que também atua como educador musical e tem objetivos colaborativos, formativos e provocadores, por meio de uma conversa musical, onde o artista irá falar e demonstrar o processo criativo do seu trabalho autoral, sobre os instrumentos com teclas.
O objetivo é estimular a formação de público, fomentar a circulação e o intercâmbio de conhecimento focado na produção musical do estado do RS, possibilitar o contato direto dos artistas com o público incentivando a formação de plateia e ampliação de público para pessoas com deficiência e jovens de escolas públicas do RS.
Neste diálogo também é fomentada a pesquisa sonora, trazendo ao participante a possibilidade de tornar-se protagonista da construção de uma linguagem artística particular, pois ao trazer sonoridades próprias e inusitadas, aponta para uma consciência musical associadas a apreciação estética dos bens artísticos e culturais e sua responsabilidade enquanto cidadão que vive na coletividade.
O projeto Teclas Sonoras é contemplado pelo Edital SEDAC nº 32/2024 PNAB RS – Música.
Serviço
O que : Oficina Aulas Shows Teclas Sonoras
Quando: 1º e 22 de agosto de 2025, das 10h às 11h30
Onde: ACADEF (Rua Fernando Abott, 100, Bairro Nossa Senhora das Graças, Canoas/RS)
Vagas reservadas aos usuários da ACADEF
Sobre Fabiano Torres
Fabiano Torres é natural de Santa do Livramento e iniciou seus estudos aos 9 anos de idade com Leonel Gomez, Walter Vargas, Marcelo Nunes e Sandro Malcorra, sendo hoje considerado uma das grandes afirmações da gaita ponto. Aos 12 anos entrou para o “Grupo Fronteira”, posteriormente o “Charla de Fronteira”. Em 2005 passou a integrar a banda acompanhante do cantor Joca Martins. Já acumula diversos prêmios como instrumentista e compositor. Desenvolveu o projeto instrumental “Música Criolla de Câmara’’ em duo com o músico uruguayo Patrício Echegoyen, com o qual apresentam suas próprias composições. Em 2013, também gravou o álbum instrumental “Ao Vivo en el Cine Parque del Plata” em Montevidéu (UY) em duo com Patricio Echegoyen. Em Maio de 2021, gravou o documentário “Sotaques de Fronteira” que foi selecionado no Festival Internacional de Cinema ClapperBoard Golden e Festival Corvo de Gesso de Jacareí (SP), ambos em 2022. Atualmente tem atuado em projetos autorais como Teclas Sonoras e Sotaques de Fronteira.
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário