Diretor do Iphae avalia obras de restauração da Igreja do Porto e Catedral de Pelotas

Duas igrejas que são símbolo de preservação do patrimônio são elogiadas pelas qualidade técnica das obras em andamento

Em Pelotas, dois importantes patrimônios culturais chamam a atenção pela qualidade técnica das obras de restauração. Em recente visita às obras, o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), Renato Savoldi, ratificou a qualidade do trabalho em andamento na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula e Igreja Sagrado Coração de Jesus. Os dois projetos de restauração são conduzidos pela Perene Patrimônio Cultural com coordenação da arquiteta Simone Neutzling e realizados com financiamento do Pró-Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Diretor do Iphae vistoriou a Igreja Sagrado Coração de Jesus (Fotos: Carlos Queiroz – QZ7 Filmes)

O projeto intitulado “Etapa Final da Cobertura: Restauração da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula” está orçado em cerca de R$ 1,9 milhão e a “Restauração do Forro de Madeira: Igreja Sagrado Coração de Jesus” em R$ 1,5 milhão. “Estamos bastante contentes com toda a evolução dessa etapa, onde estão sendo feitos todos os forros, algumas ações de cintamento para fortalecer as estruturas. Então acreditamos que está acima da nossa expectativa na qualidade, na apresentação dos trabalhos de restauro. A Igreja do Porto, coincidentemente, é o nosso mais recente tombamento de patrimônio material na cidade de Pelotas”, destaca Savoldi.

Execução técnica dos projetos conduzidos por Simone Neutzling são referência, segundo diretor do Iphae

Dentre as etapas que compõem a obra estão desde a execução da passarela de manutenção sob o forro até a instalação da rede elétrica e das peças que compõem o forro. “Fazemos tudo com o olhar da preservação e resgate das técnicas artesanais, como por exemplo no forro, que estamos restaurando e deixaremos parte do sistema construtivo aparente”, observa a arquiteta Simone Neutzling. Em paralelo, as atividades educativas do projeto envolvem a comunidade com entrevistas e visitas às casas inventariadas do entorno da igreja.

Catedral em estágio avançado

Na Catedral de Pelotas, onde a restauração do assoalho já ultrapassa 50% de execução, o cuidado com que foi feita toda a paginação chama a atenção. Acompanhado da arquiteta do Iphae Ana Luisa Seixas, o diretor destaca a colocação das madeiras, respeitando as técnicas construtivas, materiais e paginação original do templo.

Segundo Savoldi, as obras estão bastante adiantadas e as expectativas sendo cumpridas. “Achamos que todas as intervenções estão sendo de muito boa qualidade e as perspectivas das novas intervenções vão fazer com que tenhamos, sem sombra de dúvidas, uma das melhores catedrais do Estado”, avalia.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*