CTG Os Teatinos se esforça para manter viva a tradição


Foto: Marcus Maciel
Foto: Marcus Maciel

“Em qualquer chão cultuando a tradição.” Este lema retrata um pouco do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Teatinos, fundado em 17 de novembro de 1999 e que acumula uma trajetória suficiente para ser celebrada em Rio Grande. Com apenas 12 anos a entidade de Rio Grande se orgulha de desenvolver projetos sérios e de sucesso que visam ao cultivo da tradição gaúcha. Ao contrário do que muitos pensam, a dança é apenas uma das atividades realizadas dentro da grande escola de história e cultura tradicionalista que é o CTG.

Também é atribuição do Centro de Tradições passar estes ensinamentos a quem se interessar. A diretora cultural e artística do Teatinos, Carmem Borges, explica que o departamento da entidade é bastante ativo. Ela conta que sempre são promovidas palestras e oficinas culturais. De acordo com Carmem o grupo também marca presença nos cursos promovidos pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para se atualizar em temas como indumentária, avaliação e danças. O resgate do gosto pela poesia e a declamação também é valorizado por aqui. Carmem lembra que em maio o Centro promoveu um Sarau de Poesias com a invernada mirim e que o resultado foi bastante positivo, tanto que o projeto é tornar o evento mensal. “Muitas crianças nos procuraram dizendo que gostariam de declamar.”

O grupo também incentiva seus membros nas modalidades de gaita, violão, vocal e outras sob a gestão da patroa Ariony Gomes Muller. A primeira-prenda adulta da 6ª Região Tradicionalista (RT), Zelidiane Pinto, de 24 anos, é da entidade rio-grandina. A moça representou seu CTG no concurso que seleciona a prenda estadual. A 42ª Ciranda Cultural de Prendas aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de maio, em Passo Fundo. “O que define a prenda não é a beleza ou o vestido mais bonito. Precisa estudar muito a cultura e a tradição”, destaca Zelidiane.

A fase regional da 43ª Ciranda de Prendas e o 24º Entrevero Cultural de Peões e Guris Farroupilhas acontecerão no Teatinos no fim do mês de julho, pelo terceiro ano consecutivo. Os eventos reúnem patrões dos CTGs, DTGs e piquetes da 6ª RT além de guris, peões e prendas que participam do concurso, que é composto de prova escrita, artística e campeira.

Dança
As danças não são o único foco do CTG mas certamente o grande protagonista. O mais novo de Rio Grande é também o que tem a maior trajetória no caminho concorrido das danças tradicionais. Em 2001, com apenas dois anos de fundação, Os Teatinos participaram pela primeira vez do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart). O evento é realizado todos os anos, no mês de novembro e é considerado o maior festival artístico amador da América Latina.

Por: Mariana Santos
marianasantos@diariopopular.com.br
Fonte: diariopopular.com.br