Um show em homenagem a cultura negra durante os 200 Anos de Pelotas
No inicio de julho, mais precisamente no dia 04, quarta-feira, nossa cidade vai homenagear a cultura negra em seus 200 anos de Pelotas. Música, dança e uma grande festa chamada Noite do Atabaque. O evento acontece no João Gilberto bar e na sequencia do show tem discotecagem com a Dj Helô.
Pelotas, que completa 200 anos, tem larga história de nossos ancestrais negros escravos. Patrimônios Culturais como o Parque da Baronesa entre outros prédios históricos. Nossa cidade tem arquitetura Neoclássica por ser mista, rica e bela. A arquitetura de grandes artistas da época foi construída pelos negros escravos africanos.
Também Patrimônio Cultural são os Clubes frequentados não só por negros mas pela classe operária, como exemplos os “Clube Fica Aí por aí dizendo” e “Chove não Molha”, ainda em atividade em nossa cidade. Existiu também, o Clube “ Depois da Chuva” e o Clube “ Quem ri de nós tem Paixão”.
No final do Ano de 2011, perdemos uma grande cantora, compositora e intérprete Giamarê. E, como não bastasse, já na chegada de 2012, em fevereiro, perdemos um dos melhores tamboreiros de Pelotas e Região Sul: Ubirajara de Xangô.
Duas perssonalidades inesquecíveis e que ficarão em nossa memória. Dois negros que honraram e levantaram a bandeira da Umbanda com orgulho. Tocavam e emocionavam emanando fluídos de paz, união, alegria. Sem dúvida uma grande perda!
Noite do Atabaque + Dj Helô | Quando? 04/07/2012 pós 22h
Onde? João Gilberto Bar
Ingressos: R$12,00 (R$10,00 doando um agasalho)
Antecipados no Posto Cidadão Capaz e João Gilberto Bar
Carise Santos (voz) Leon Campos (Violão) Cupim (Surdo)
Jovem (Tumbadoras) Ariovaldo (Pandeiro)
Convidados: Julinho do Cavaco, Marcio Bonini, Daniela Brizolara e Dena Vargas, entre outros.
Apresentações de dança com os bailarinos de gafieira Pedro Sanchês e Etienne Oliveira.
Na sequência: Festa ao som da Dj Helô.
http://www.ecult.com.br/noite-do-atabaque
Idealização: Carise Santos (53) 9122-4814
Coprodução: Deco Rodrigues (53) 9105-1110
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.