Premiado Orador da 49ª Feira do Livro de Pelotas relançará livros e exibirá filme durante o evento


Feira do Livro

Jornalista, artista visual, escritor, roteirista e diretor de cinema, neste ano de 2023, Manoel Soares Magalhães foi escolhido como Orador da 49ª Feira do Livro de Pelotas.

Segundo os organizadores da Feira, Manoel é um autêntico polimata das artes e, neste ano, volta a relançar dois de seus principais romances, “O Abismo na Gaveta” – inspirado na vida do poeta pelotense do século XIX, Lobo da Costa – e “Senhora do Amor”, reportando-se à passagem por Pelotas, nos anos 1950, do pintor italiano Aldo Locatelli, encarregado de pintar os afrescos da Catedral São Francisco de Paula.

A sessão de autógrafos será no dia 3 de novembro, às 18h, na Tenda dos Autógrafos, da Feira do Livro de Pelotas.

Manoel Soares Magalhães

Manoel, natural de Pelotas, como consta em sua biografia, também é um profissional do cinema. Seu trabalho mais recente como roteirista é o filme “A Última Morada de João Simões Lopes Neto”, com enorme carreira em mais de 15 festivais de cinema no Brasil e no mundo, circulando por vários continentes, entre esses, eventos realizados no EUA (ganhando o Prêmio Especial “Menção Honrosa”, conferido no Latino & Native American Film Festival (LANAFF), que ocorreu na cidade de New Haven, Connecticut, USA), e Reino Unido.

Destaca-se, também, a participação do curta no “Kalakari Film Festival”, em Dewas, na Índia, um dos mais importantes eventos no gênero naquele país. Protagonizado pelo ator Vagner Vargas, o filme conta ainda no elenco com Roberta Pires Rangel, Hakeen Mhucale e Clemente Viscaino.

Prêmios

“A Última Morada de João Simões Lopes Neto” arrebatou importantes prêmios no Brasil, como por exemplo, no festival realizado no Rio de Janeiro, em 2021 – International Monthly Awards – RIMA, onde conquistou três prêmios: Melhor Roteiro (Manoel Magalhães), Melhor Ator (Vagner Vargas), Melhor Figurino (Gê Fonseca e Andrea Terra) e também foi indicado aos seguintes prêmios: Melhor Filme, Melhor Cartaz, Melhor Direção (Márcio Kinzeski), Melhor Maquiagem e Caracterização (Gutto Pereira).

Além destes prêmios, o ator Vagner Vargas e o roteirista Manoel Magalhães também foram indicados aos prêmios Best of the Year, do RIMA 2021, em suas respectivas categorias. O filme sobre a história do escritor João Simões Lopes Neto também recebeu muito destaque nos seguintes festivais: Latino & Native American Film Festival (LANAFF), nos Estados Unidos da América, em 2022, onde recebeu o Prêmio Especial do Juri e Menção de Honra pela qualidade do roteiro e trabalho do elenco do filme.

Já no Lift-Off Sessions Film Festival, no Reino Unido, o filme também foi exibido em sessões em um importante estúdio de cinema daquele país. No Paus Premieres Festival 2022 Official Selection, além das exibições no Reino Unido, o filme ficou disponível em uma plataforma de streaming de filmes indies na Europa durante o festival, chamando a atenção dos profissionais da indústria cinematográfica europeia.

Também se destaca a participação de “A Última Morada de João Simões Lopes Neto” nos seguintes festivais de cinema: Make Art Not Fear Film Festival (Portugal), Horror Unleashed Short Film Festival (Portugal), Festival de Cinema de Alter do Chão, 6º Santos Film Festival – Festival Internacional de Cinema de Santos, FELITE – Festival Literatura em Tela, Mostra Junho Fantástico/Mostra [Em]Curtas, MICINE ON – Mostra Independente de Cinema do Nordeste, Festival de Cinema Se Mostra/SP e Kalakari Film Festival (Índia).

Sessão Especial na Feira do Livro

O público pelotense terá mais uma oportunidade de assistir esta premiada obra, dirigida pelo cineasta Márcio Kinzeski, com produção da ZESKI Filmes e ARTPEL (representada por Sérgio Bizarro), na Feira do Livro de Pelotas. A sessão é livre, aberta e gratuita e está marcada para o dia 9 de Novembro, às 18h, na Tenda Cultural, com presenças já confirmadas de Roberta Pires Rangel e Manoel Soares Magalhães, falando de suas experiências na execução de uma obra cinematográfica inteiramente independente (sem verba pública).

Leia também: Circuito Skate Sesc agita a Pista Pública de Pelotas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*