A escritora gaúcha Ângela Xavier foi selecionada para o LOBA Festival 2025 – Festival Literaturas e Obras de Autoras. A autora também está entre as finalistas do Prêmio Loba Festival na categoria infantil com o livro A Lanceirinha (Libretos Editora, 2024).
O festival, que valoriza a produção literária de mulheres, acontece de sexta-feira (12) a domingo (14), no Centro de Inovação e Cultura do Edifício Oswald de Andrade, um espaço histórico e cultural no centro de São Paulo, com entrada franca. O evento literário contará com uma programação diversificada, incluindo rodas de conversa, feira literária, oficinas, happy hour, premiação de escritoras e muito mais. O livro A Lanceirinha será apresentado ao público de diferentes regiões do país.

Com ilustrações originalmente feitas em aquarela pelo artista gráfico Alisson Affonso, a obra resgata a história dos Lanceiros Negros e aborda representatividade, ancestralidade e identidade cultural de forma lúdica.
Recentemente, Ângela recebeu o troféu Lanceiros Negros, concedido pelo coletivo Face do Ébano, em reconhecimento à sua trajetória como pesquisadora e autora.
Ângela Maria Xavier Freitas nasceu em Porto Alegre, em 1972, e é professora desde 1997. Começou com EJA (educação de jovens e adultos), depois, educação infantil e séries iniciais, na rede municipal de ensino de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Escreve para o público infantil desde 2018, é formada em Letras (Ulbra/IERGS), com especialização em História e Cultura Afro-brasileira (Instituto Dom Alberto). Dentre seus livros já publicados, O Lanceirinho Negro foi contemplado em edital, sendo distribuído em mais de 50 escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre. Também atua como diretora de teatro, ganhando em 2018 o troféu Desconstrução da História Oficial com a esquete Lanceiros Negros no Festival Estudantil de Teatro no RS. Seus filhos, William e Vallentina, foram os seus primeiros leitores.

Assessora de Comunicação
Faça um comentário