Oficinas de Sopapo e exibição do documentário “O Grande Tambor” em Pelotas


Ocorrerão nos dias 01 e 02 de setembro, no Centro de Artes (antigo IAD), na rua Alberto Rosa 52, oficinas que compreenderão desde o aspecto histórico do tambor até a exibição do documentário “O Grande Tambor”, produzido pelo coletivo Catarse de Poa.

Alunos da UFPel pagam R $ 10,00 e a comunidade paga R$ 20,00.
A oficina acontecerá nos dias 01 e 02/09, das 14 as 18 h.
Informações, ligar para (53)84015444 , (53) 8435-3861
ou pelo mail atendimento@caiolopes.com.br

Facilitadores: Richard Serraria (mestre em Literatura Brasileira UFRGS) cantor e compositor com dois cds lançados e Lucas Kinoshita (licenciado em Música IPA-RS)

Segue abaixo todo roteiro das oficinas que compreenderão desde o aspecto histórico do tambro até a exibição do documentário “O Grande Tambor”, produzido pelo coletivo Catarse de Poa.

Tambor africano na religião e carnaval do RS

OFICINA DE TAMBOR DE SOPAPO, EXIBIÇÃO DO DOCUMENTÁRIO O GRANDE TAMBOR e TRILHA SONORA AO VIVO

DIA 1 – Exibição doc sopapo*, contextualização histórica, trilha sonora ao vivo e contação de histórias

PARTE 1: 14h – 14h25 – Extinção e Cabobu

Música: A Princesa é uma Senhora**
Contação: Todo Sopapo tem uma aranha dentro
O que é o Sopapo, suas caracterísitcas e breve histórico.
Cabobu ano 2000 (Encontro dos tambores em Pelotas RS)
Levada do Cabobu aplicada ao sopapo e seu padrão rítmico (samba dolente)

PARTE 2: 15h – 15h40 – Carnaval

Música: Pássaro Azul**
Sopapo no batuque e no carnaval de Rio Grande e Pelotas
Sopapo nos Bambas da Orgia (imagem do desfile 2009)
Levada executada pela Ala de Sopapos em 2009 / releitura de um toque do batuque gaúcho por Sandro Gravador
INTERVALO: 16h – 16h15

PARTE 3: 16h15 – 16h50 – História do RS

Música: Suíte Senzala**
Gravura de Rudolph Wendroth, 1851 na região das Charqueadas
Histórico das Charqueadas -século XVIII e XIX
Audição da trilha com comentários dos diretores Richard e Lucas.
Processo de composição, poesia e seus significados
Sopapo: pré- produção, afinações, captação, grooves e arranjos
Perguntas e respostas.

PARTE 4: 17h – 17h50 Superação

Música: Ventre Livre**
Oficina de Sopapo no Ponto de cultura Ventre Livre:
Como surgiu a primeira oficina de sopapo, resultado e dificuldades, fotos e vídeos e o trabalho com ambientes não-escolares.
*Trechos do documentário “O Grande Tambor” patrocinado pelo IPHAN
**Canções ao vivo em dupla (sopapos, violão, loop station, escaleta e vozes) – canções especialmente compostas e produzidas para a trilha sonora do filme.

DIA 2 – Oficina de Sopapo e criação coletiva

Objetivo: aproximar os participantes desse instrumento musical através da exploração das várias possibilidades de sons, afinações e técnicas de execução; através de exercícios musicais que auxiliassem a execução de ritmos brasileiros (mais especificamente do samba sul rio-grandense) ; da apreciação de vídeos, audições e conhecimento histórico sobre significado e utilizações deste instrumento.

PARTE 1: 14h às 16h

Revisão e contextualização histórica.
Perguntas, dúvidas, questionamentos.
Tese de douturado “O Sopapo e o Cabobu”, de Mário de Souza Maia. Os três momentos do Sopapo: o sagrado, o profano e o contexto atual. (visualização do trabalho).
Possibilidades sonoras do instrumento: técnicas, timbres, microfonação em palco e ao vivo. Dificuldades e superações.
Reflexão sobre a tecnologia do instrumento e o processo de “carioquização” do samba gaúcho.
O Sopapo e sua função no samba. Os surdos de primeira, segunda e terceira.
Trabalho de conclusão de curso Lucas Kinoshita – Ipa 2009 / escrita musical para sopapo.
Novas fronteiras: o uso de baquetas para tocar o Sopapo, diferentes tamanhos e afinações, possibilidade de couros e timbres, etc.
Sopapo e os desafios no séc. XXI

INTERVALO: 16h – 16h15

PARTE 2: 16h15 às 18h – Tocar, criar, inventar, compor.

Criação coletiva, interação com o público, escolha de uma (ou mais) música(s) para tocar, criação de uma (ou mais) música(s).
O samba no Sopapo.
O Ijexá e exemplos (audições e variações rítmicas).
O Cabobu.
Toques de batuque do RS (Sandro Gravador e releitura de um toque por Paulinho Romeu na música O Grande Tambor.
Tocar com oficineiros: variações rítmicas e livre criações.

 

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