
Ela é uma das drags mais famosas do Rio Grande do Sul e, agora, vai ensinar todos os segredos para quem quer arrasar na produção da maquiagem, cabelo ou peruca, figurino e postura para arrasar na balada ou onde você quiser. Cassandra Calabouço, persona vivida pelo bailarino Nilton Gaffrée Jr., irá ministrar a aula aberta gratuita Práticas de Montação 1, 2, 3…Drag! no dia 12 de agosto, terça feira, das 18h às 21h, na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — bairro Floresta), em Porto Alegre. Não há necessidade de inscrição prévia e as vagas serão preenchidas conforme ordem de chegada.
Em um único encontro de três horas, a oficina vai oferecer a prática introdutória para construção de personas drag. Artistas e o público em geral serão convidados a viver uma experiência imersiva e expressa no universo da arte drag. A proposta é montar, performar e experimentar o corpo em trânsito, entre brilhos, batons e provocações.
— A montação é só a superfície, a visualidade, a forma, expressa por meio do brilho, da maquiagem, do figurino. Ser drag é vivenciar uma linguagem artística própria, que nasce da criação de uma persona, um outro eu, da provocação estética e da liberdade de ser. Drag é estilo, é atitude, é política, performance e ousadia — explica Nilton Gaffrée Jr.
A atividade integra a Mostra Urgente de Artes Cênicas — o futuro é agora, que irá acontecer de 11 a 31 de agosto, também na Zona Cultural. A programação também irá apresentar dois espetáculos com temática LGBTQIAPN+.
O projeto tem financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) por meio do Edital SEDAC nº 26/2024 PNAB RS — Artes Cênicas.
> OS ESPETÁCULOS LGBTQIAPN+
Não Recomendado será exibido no dia 14 deste mês, quinta-feira, às 20h. O roteiro não oferece refúgio, nem suaviza dores. Pelo contrário, convida ao confronto direto com as duras realidades de quem carrega o peso da marginalização. Interpretada por Edu Souza, a obra dialoga diretamente com pessoas que vivenciam ou se identificam com questões raciais, de identidade de gênero e orientação sexual, além de abordar temas como saúde mental e pertencimento. Estruturado em três cenas, o roteiro também é um convite à reflexão para espectadores que desejam ampliar suas percepções sobre as vivências da população negra e LGBTQIAPN+ promovendo um espaço de empatia e diálogo. Entre a resistência e a vulnerabilidade, a narrativa se desenrola sem ilusões, expondo verdades cruas que se recusam a ser ignoradas. É uma história que desafia, provoca e ecoa as vozes daqueles que, por tanto tempo, foram silenciados.
Já Você Dorme Quando a Noite Cai? terá duas sessões no dia 23 de agosto, às 18h e às 20h. Interpretada pelas atrizes Bruna Casali e Natasha Villar, a peça aborda de forma sensível e direta, os desafios enfrentados por um casal de mulheres em uma sociedade marcada pela violência e pelo preconceito contra corpos dissidentes. Com direção de Daniel Colin, a montagem traz à cena uma temática social urgente, inserida no universo LGBTQIAPN+, e busca provocar reflexão e empatia, ao mesmo tempo em que valoriza narrativas lésbicas no teatro contemporâneo. Com linguagem cênica acessível e contemporânea, o espetáculo convida o público a presenciar uma realidade muitas vezes silenciada.
Os ingressos estão à venda na internet (https://linktr.ee/zonacultural).
> SERVIÇO:
> PRÁTICAS DE MONTAÇÃO 1, 2, 3…DRAG!
– 12/08, terça-feira, das 18h às 21h.
> NÃO RECOMENDADO
Ministrada por Nilton Gaffrée Jr. — pesquisador do PPGAC/UFRGS, artista da dança e drag queen Cassandra Calabouço —, essa aula oferece a prática introdutória para construção de personas drag.
– 14/08, quinta-feira, às 20h, na Zona Cultural.
Ingressos on-line: https://linktr.ee/zonacultural
*Sessão com tradução em libras.
Elenco: Edu Souza; Iluminação: Bianca Rodrigues e Sabrina Aires; Caracterização e Operação de Projeção: Fernanda Hirt; Sonoplastia: Guilherme Scheffel; Duração: 45 min; Classificação indicativa: 16 anos.

> VOCÊ DORME QUANDO A NOITE CAI?
– 23/08, sábado, às 18h é às 20h, na Zona Cultural.
Ingressos on-line: https://linktr.ee/zonacultural
Direção: Daniel Colin; Elenco: Bruna Casali e Natasha Villar; Ator Convidado: Fabiano Moreira; Iluminação: Henrique Strieder; Operação de mídias: Maurício Schneider; Produção: Giulia Baptista; Duração: 50min; Classificação indicativa: 14 anos.

Jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por cinema, artes e viagens.
Faça um comentário