Celebrar a preservação é o foco na programação do Dia do Patrimônio em prédios em restauração

Arquiteta Simone Neutzling conduz uma série de atividades com a comunidade e voltadas à valorização dos imóveis e o processo de recuperação

O Dia do Patrimônio tem a missão de promover a preservação do patrimônio cultural e conscientizar sobre a sua importância para valorização da história e identidade de um lugar. Em Pelotas, os prédios que passam por processos de restauração, coordenados pela arquiteta Simone Neutzling, da Perene Patrimônio Cultural, terão uma agenda festiva durante toda a semana.

Marco zero da criação da cidade de Pelotas, a Catedral Metropolitana São Francisco de Paula estará aberta para visitação na sexta-feira (15) e sábado (16), das 9h às 18h. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) e integrante do Conjunto Histórico de Pelotas tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a igreja será totalmente iluminada na sexta-feira, às 19h, como forma de celebração à sua importância artística, histórica e cultural.

A programação também abre espaço para falar sobre a riqueza dos prédios privados, com uma roda de conversa na sexta-feira, das 16h às 18h, na Essenza Casa e Jardim. “Estaremos abordando as novas possibilidades dos antigos prédios, trazendo este importante tema ao centro do debate, principalmente falando sobre a potencialidade dos imóveis inventariados”, destaca Simone. A loja, que estará aberta para visitação, está localizada na rua 15 de Novembro, que faz parte da zona de proteção do patrimônio cultural I – sítio do primeiro loteamento da cidade, no entorno da Catedral.

Palmilhar a cidade é uma das formas de conhecê-la. Com esse propósito acontece no sábado, a partir das 9h30, a terceira edição da Caminhada Cultural. A arquiteta convidará os participantes a um olhar sobre o patrimônio do Porto de Pelotas. No domingo (17) a comunidade religiosa promove a “Quermesse do Patrimônio”, das 14h30 às 16h30, em frente à Igreja Sagrado Coração de Jesus (Igreja do Porto), com brechó, banquinhas, e uma ação de educação patrimonial do projeto de restauração, interagindo com a comunidade. Fechando as atividades, na segunda-feira (18), das 15h às 17h, a Casa do Trabalhador estará aberta à visitação com a atividade “Presente, passado e futuro: o processo de restauração da Casa do Trabalhador”, na rua Santa Cruz, 2464-A. Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público e não exigem inscrição prévia.

Catedral de Pelotas é reverenciada como patrimônio referência e exemplo de preservação (Foto: Carlos Queiroz/QZ7 Filmes)

Dia do Patrimônio

A data comemorada em 17 de agosto surgiu para homenagear o advogado e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, que fundou o Iphan no ano de 1937. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação do patrimônio cultural material e imaterial, acontecem nos quatro cantos do país atividades alusivas ao Dia do Patrimônio.

No Rio Grande do Sul, o tema deste ano é “Cultura e Cidadania”, com ênfase na diversidade cultural dos municípios gaúchos, a participação cidadã e o direito de acesso às manifestações culturais.

Igreja do Porto será ponto de partida para Caminhada cultural que ocorre no sábado (Foto: Thaís Letnin)

Serviço:

Catedral Metropolitana São Francisco de Paula

Endereço: Praça José Bonifácio, 15

Atividade: Aberta para visitação

  • Data: 15 e 16/08/2025
    • Horário: 9h às 18h

Atividade: Marco Zero Iluminado

  • Data: 15/08/2025
    • Horário: 19h

Essenza Casa e Jardim Pelotas

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 776

Atividade: Aberta para visitação

  • Data: 15/08/2025
    • Horário: 10h às 18h

Atividade: “Antigos prédios, novas possibilidades” – Roda de conversa sobre a potencialidade dos imóveis inventariados

  • Data: 15/08/2025
  • Horário: 16h às 18h

Igreja Sagrado Coração de Jesus

Endereço: Rua Gomes Carneiro, 1302

*Início da caminhada na Igreja do Porto.

Atividade: “Caminhada Cultural – 3ª Edição: Um olhar sobre o patrimônio do Porto de Pelotas”, com Simone Neutzling

  • Data: 16/08/2025
  • Horário: 9h30 às 11h

Atividade: Quermesse do Patrimônio

  • Data: 17/08/2025
  • Horário: 14 às 17h

Casa do Trabalhador

Endereço: Rua Santa Cruz, 2464-A

Atividade: “Presente, passado e futuro: o processo de restauração da Casa do Trabalhador”

  • Data: 18/08/2025
  • Horário: 15h às 17h

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*