Com entrada franca, “Espera” irá abrir a “IX Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres”, em Porto Alegre

Nelson Diniz e Liane Venturella protagonizam o espetáculo da Cia. Incomode-Te — foto: Laura Testa

  Produção da Cia. Incomode-Te, Espera fará a abertura da IX Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres.O espetáculo será apresentado nos dias 22 e 23 de agosto, sexta-feira e sábado, às 19h, no Teatro Glênio Peres (Av. Loureiro da Silva, 255 — Centro Histórico). A distribuição gratuita de ingressos será realizada nos dias 18, 19 e 20 deste mês —  segunda, terça e quarta-feira — das 14h às 17h, na Seção de Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, ou trinta minutos antes das exibições, se ainda houver convites. Cada pessoa poderá retirar até duas entradas por CPF. 

 Espera tem dramaturgia de Nelson Diniz, que também está no elenco ao lado de Liane Venturella. Com direção de Sandra Possani, a peça expõe um dia na vida de duas figuras altamente expressivas que rompem a barreira do realismo e estabelecem um jogo teatral. Invisíveis à sociedade, eles zelam por um local, que se assemelha a um ferro-velho, e está prestes a não existir mais. A dupla recebe uma carta de despejo e começa a definir planos para resistir à desocupação. 

  A escolha dos nomes dos personagens é carregada de simbolismo. Sumô (Liane) remete à força e ao equilíbrio. Já Serrote (Nelson) faz referência ao corte, à adaptação e ao processo de transformação. Juntos, esses elementos criam uma dinâmica de resistência e defesa do espaço, que é o centro do conflito da história.

   O trabalho deles é, além de físico, existencial. Eles lidam com a iminência de ter que “zerar” e recomeçar a qualquer momento. A trama se configura como um espelho das situações cotidianas em que estamos todos imersos, refletindo sobre a constante necessidade de adaptação e resistência diante das adversidades. A obra é uma metáfora dos desafios humanos em relação a seus próprios limites, tanto internos quanto externos.

A montagem tem cenário de Carlos Ramiro Fensterseifer, que também assina a criação dos figurinos com Liane Venturella. A iluminação é de Ricardo Vivian, a trilha sonora originalde Felipe Zancanaro e a produção de Letícia Vieira (Primeira Fila Produções).

> A CIA. INCOMODE-TE

   Com reconhecimento do público e da crítica especializada, a Cia. Incomode-Te desenvolve, de forma singular, espetáculos centrados no trabalho do ator, sem deixar de evidenciar uma estética reconhecível em todo o seu repertório. 

    A primeira produção do grupo foi O Gordo e o Magro Vão para o Céu, de Paul Auster, em 2008. No ano seguinte, a trupe estreou um clássico do teatro gaúcho – DentroFora. Com Liane Venturella e Nelson Diniz no elenco, a peça dirigida por Carlos Ramiro Fensterseifer já foi vista em 18 estados brasileiros. Terceira e última montagem da trilogia Da Mão para a BocaA Vida Dele chegou aos palcos em 2015. Nesse mesmo ano, a companhia transformou o estacionamento do desativado Teatro de Câmara Túlio Piva em espaço cênico para exibir Movimentos Sobre Rodas Paradas com autoria de Nelson Diniz. 

   Em 2020, levou à cena a primeira montagem gaúcha de Palácio do Fim, da dramaturga canadense Judith Thompson. Um ano depois, em parceria com o Projeto Gompa, encenou Derrota, texto inédito do grego Dimítris Dimitriádis no Brasil, com atuação solo de Liane Venturella

   Durante a pandemia do novo coronavírus, mesmo com as restrições sanitárias, o grupo reinventou-se e deu vida a uma instalação multimídia em formato de cristaleira, o Edifício Cristal. A produção que mescla artes visuais, teatro e música já esteve em cartaz em diversos espaços culturais em Porto Alegre. Também esteve na programação do Itaú Cultural, em São Paulo, do Festival Internacional de Teatro de Rio Preto, no interior paulista, e do festival Só em Cena, em Maringá, no Paraná. 

>> SERVIÇO:

QUANDO: 22 e 23/08, sexta-feira e sábado, 19h.

ONDE: Teatro Glênio Peres da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255 — Centro Histórico)

QUANTO: gratuito 

DISTRUIÇÃO DE INGRESSOS: Dias 18, 19 e 20/08 — segunda, terça e quarta-feira — das 14h às 17h, na Seção de Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre, ou 30 minutos antes das sessões, se ainda houver entradas.

Apresentações no Teatro Glênio Peres terão entrada franca — foto: Laura Testa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*