Obra do historiador Darlan De Mamann Marchi será apresentada no dia 15 com palestra durante a Semana do Patrimônio Cultural de São Miguel das Missões
As transformações simbólicas e políticas que levaram as ruínas de São Miguel das Missões a se tornarem um dos principais patrimônios culturais do Brasil são o foco de um livro que será lançado no dia 15 de agosto. Com o título “Políticas de Patrimônio nas Missões: História, Memórias e Identidades”, a obra será apresentada às 14h, no auditório da Escola Municipal João de Oliveira Costa, em São Miguel das Missões. A publicação é de autoria do historiador Darlan De Mamann Marchi.
O evento de lançamento integra a programação da Mostra Cultura em Movimento, que ocorre durante a Semana do Patrimônio Cultural, e contará com uma palestra do autor sobre a pesquisa que originou o projeto “Memórias do Patrimônio nas Missões: um século de ações de preservação”. A iniciativa promoveu atividades educativas nos municípios de São Miguel das Missões, Santo Ângelo e Cerro Largo em novembro do ano passado, com foco na valorização do patrimônio missioneiro por meio de oficinas, rodas de conversa e publicações.
No livro, Marchi analisa as disputas políticas, religiosas e identitárias que antecederam o reconhecimento oficial das ruínas como patrimônio, revelando os usos históricos do passado colonial jesuítico-indígena mobilizados ao longo de mais de um século. “O livro apresenta uma abordagem crítica e sensível ao papel das políticas de patrimonialização na construção da memória coletiva da região”, destaca o autor.

O autor
Natural de Santo Ângelo, Darlan Marchi é doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com pós-doutorados na mesma instituição. Atualmente realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFPel, integrando o projeto “Saberes das Missões: Canteiro Modelo de Conservação”, uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com a Universidade.
Tem longa trajetória dedicada ao estudo do patrimônio missioneiro, com passagens pela Secretaria de Cultura de Santo Ângelo, participações em projetos do (Iphan), além de experiências acadêmicas no Brasil e em Portugal.
O lançamento do livro representa um desdobramento importante do projeto “Memórias do Patrimônio nas Missões”, que conta com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Pró-Cultura RS e da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), com financiamento do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Entre os públicos envolvidos na iniciativa estão professores da rede pública, gestores municipais e guias turísticos — agentes multiplicadores no fortalecimento da consciência patrimonial e do pertencimento cultural. O projeto também disponibilizará para download em breve o e-book “Políticas de Patrimônio Cutural das Missões: Material de Apoio para Professores”.
A Satolep Press trabalha com profissionais diferenciados, atuantes no mercado gaúcho, e com ampla experiência em produção de conteúdo, fotojornalismo, projetos culturais, empresariais e coberturas jornalísticas. O time de sócios é formado por Gabi Mazza, Nauro Júnior e Vinicius Peraça.
Faça um comentário