Curso gratuito “Cinema Negro & Sala de Aula: formação de repertório para contexto escolar” será realizado na Cinemateca Capitólio

Ação é desenvolvida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual — crédito: Guilherme Kindermann

Este mês, o Vagalume — Laboratório de Estudos em Audiovisual e Educação irá promover o curso inédito e gratuito Cinema Negro & Sala de Aula: formação de repertório para contexto escolar. Destinada a professores e aberta ao público em geral, a atividade será realizada no dia 27 de setembro, sábado, das 10h às 16h, na Sala Multimídia Décio Andriotti da Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 — Centro Histórico, Porto Alegre). As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo formulário do projeto na internet (https://docs.google.com/forms/d/1BNnDr0_dJ30xTcZSGgDJgAB5hs-dAwVjyJ3iZKvir80/edit). Outras informações podem ser obtidas pelas redes sociais (@alfabetizacaoaudiovisual). 

O encontro irá um apresentar um panorama histórico e atual do cinema negro brasileiro.  A oficina será ministrada pela historiadora, pesquisadora e crítica cultural Lorenna Rocha, cofundadora e curadora da Indeterminações,plataforma de crítica e cinema negro brasileiro. O principal objetivo do curso é apresentar nomes e obras relevantes do gênero, entendendo o cinema negro como parte constituinte da história do audiovisual nacional, possibilitando uma ampliação do olhar dos professores e o enriquecimento de sua bagagem de repertório para trabalhar com o tema em sala de aula. 

— O cinema é construtor de imaginários. A presença negra no cinema brasileiro foi e é fundamental para a construção da nossa identidade, e, consequentemente, para o combate ao racismo — explica Juliana Costa, coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual.

Em toda a trajetória do projeto, o Programa de Alfabetização Audiovisual vem priorizando a exibição de filmes produzidos por pessoas negras, seja nas edições do Festival Escolar de Cinema ou na realização de eventos específicos, como o curso Cinema Negro na Escola, em 2019, e o Seminário de Educação e Cinema: Cinema Negro na Escola, em 2024.


>> O PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO AUDIOVISUAL

Desde 2008, o Programa de Alfabetização Audiovisual busca qualificar as relações entre cinema e educação, desenvolvendo atividades de exibição de filmes a estudantes e professores, ações de formação docente, além de assessorias a escolas, publicação de livros, seminários, oficinas e workshops. 

A iniciativa é uma ação realizada em uma parceria entre a Cinemateca Capitólio — Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a Faculdade de Educação — Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O Laboratório Vagalume – edição especial é realizado conjuntamente com a Associação de Amigos e Amigas da Cinemateca Capitólio (AAMICCA) e conta com o financiamento da Lei Aldir Blanc.

>> SERVIÇO:

QUANDO: 27/09, sábado, das 10h às 16h.

ONDE:  Sala Multimídia Décio Andriotti da Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 — Centro Histórico, Porto Alegre)

QUANTO: gratuito

INSCRIÇÕES: https://docs.google.com/forms/d/1BNnDr0_dJ30xTcZSGgDJgAB5hs-dAwVjyJ3iZKvir80

Curso será ministrado pela historiadora e pesquisadora Lorenna Rocha — foto: arquivo pessoal

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*