
Zuleikona Maricona é um show de humor, música e teatro apresentado pela drag queen Zuleikona, persona interpretada pelo gaúcho Paolo Vasilescu. O artista apresenta sete quadros e sete músicas inéditas, que são entrelaçados em uma dramaturgia que conta um pouco da vida do menino, criado em Novo Hamburgo, até a maturidade como homem gay de 50 anos, ator e drag no sul do Brasil. A estreia será no dia 27 de setembro, sábado, às 20h, na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — bairro Floresta). Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/zuleikona-maricona/3101935).
As canções, executadas ao vivo, fazem parte do álbum inédito Toda Estrela Explode, que será lançado junto com o espetáculo. Será a primeira experiência do artista como letrista em parceria com o músico Igor de Patta (Skrotes, O Grande Teatro), que assina a composição e a execução dos arranjos. Videoclipes também serão projetados em cena.
O artista explora o humor ácido e crítico, que leva à reflexão, ao questionamento, à busca por mudanças. Para Paolo Vasilescu, o verdadeiro humor é um grito dos oprimidos se levantando contra os opressores. É revolucionário. Dessa forma, Zuleikona Maricona parte da experiência pessoal do ator para tocar em grandes feridas da sociedade, oferecendo música e entretenimento. Mas também agitação e propaganda política, revolta e debate sobre quem somos e o mundo que construímos.
O público vai vivenciar uma integração de todos os ambientes da Zona Cultural — palco, plateia e bar. Uma experiência única que remonta os antigos cabarés e oferece uma intensa proximidade e interação entre a obra e os espectadores, o “habitat natural” de Zuleika. Após a apresentação, o espaço continuará aberto com DJs convidados, como a DJ e produtora Gisa Gabriel, e o bar funcionando.
— Queremos convidar o espectador a muito mais que assistir passivamente ao espetáculo. Convidamos-lhe a dançar, cantar, beber, rir, discutir e conspirar juntos um mundo “menos pior” — diz Paolo Vasilescu.
>> A DRAG
Zuleikona nasceu em 2001, em Florianópolis, ainda sob a alcunha de Zuleika Zimbábue, para uma série de apresentações num resort da ilha. Duas drags se encontravam no mesmo palco e iniciavam um embate, que passava por um duelo de lipsync e terminava numa divertida luta física (ambos os atores tinham treinamento em luta cênica, feito com dublês de cinema). O esquete foi um sucesso e o ator Paolo Vasilescu, autor do projeto, viu ali a sua própria drag surgir.
De lá pra cá, Zuleika teve banda de rock, montagens teatrais, cabarés, shows de humor em mais de 10 anos de atividade intensa também em São Paulo, para onde o ator se mudou, especializou-se em voiceacting. O novo projeto, composto pelo espetáculo Zuleikona Maricona e o álbum de canções inéditas Toda Estrela Explode, celebra a volta da personagem com a liberdade que ela sempre teve, sem papas na língua e com os dedos em todas as feridas. Zuleikona é daquelas que, quanto mais revoltada fica, mais divertida é.
>> O ATOR
Nascido em 1974 e criado em Novo Hamburgo, Paolo Vasilescu estreou na cidade natal com a Troupe Teatral Sul Tri Azul, grupo que começava a experimentar o teatro de Rua. Mais tarde, dividiu os palcos com Kinho Nazário e a Traste Show, além da Cia. de Teatro Luz & Cena. Em Florianópolis, formou-se em artes cênicas pela Universidade do Estado de Santa Catarina e participou ativamente da produção teatral e audiovisual da ilha até se mudar para São Paulo, em 2013.
Segundo Paolo, foi o teatro que salvou a vida dele — molestado sexualmente por seis anos pelo padrasto e, psicologicamente, pela mãe. Atualmente, morando em Porto Alegre, trabalha com voz original para animação e é um destacado locutor publicitário no país. Retorna ao teatro impregnado pela experiência de ator especializado em voz, trazendo um álbum de canções inéditas.
Este ano ainda reserva para o ator a estreia de dois filmes: Livros Restantes, dirigido por Márcia Paraíso, no qual atuou ao lado da atriz Denise Fraga, e Boca do Lobo, longa-metragem de animação em stop-motion, com direção de Vivian Altman e Rogério Nunes.
>> SERVIÇO:
QUANDO: 27/09, sábado, às 20h.
ONDE: Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — bairro Floresta, Porto Alegre)
QUANTO: De 25,00 a R$ 50,00
INGRESSOS ON-LINE: https://www.sympla.com.br/evento/zuleikona-maricona/3101935
DURAÇÃO: 90 minutos
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 18 anos

Jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por cinema, artes e viagens.
Faça um comentário