Cine Capitólio: Sessão no antigo cinema em Pelotas


Sessão promovida pelos alunos do PET Artes Visuais e professores do Centro de Artes da UFPEL acontece no mezanino do antigo cinema de calçada de Pelotas.

Os estudantes do Programa de Educação Tutorial do Centro de Artes da UFPEL, em parceria com professores e alunos dos cursos de cinema do Centro, estão organizando uma sessão de cinema no mezanino do Cine Capitólio em Pelotas. Convertido em estacionamento, o antigo cinema conserva em seu andar superior uma sala de projeção que está sendo revitalizada pelo grupo especialmente para a exibição.

O Noitão de cinema do PET Artes Visuais é um projeto de extensão em formato de evento. O objetivo principal é a preservação da memória dos cinemas de calçada da cidade de Pelotas. A programação consistirá na exibição de três filmes durante a noite do sábado, dia 10 de setembro. A ideia, além da revitalização do espaço, é mostrar filmes que não entram ou têm pouco espaço nas janelas do circuito tradicional. A sessão será aberta a comunidade mediante inscrição que poderá ser realizada, antecipadamente, na Câmara de Extensão do Centro de Artes da UFPEL ou também na bilheteria do antigo Cine Capitólio.

No mês de agosto, um grupo formado por estudantes, técnico-administrativos e professores da UFPEL e outros colaboradores iniciou o trabalho de revitalização da sala que conta com o apoio dos atuais proprietários do prédio. Foi realizada a limpeza das poltronas e dos corredores, assim como a organização do foyer. Até a exibição, com o apoio da UFPEL, serão obtidos os sistemas de som e de projeção para a exibição dos filmes, assim como a dinâmica do foyer, que irá contar com um quiosque para a venda de café e salgados. Além disso, os espectadores que ficarem até o final da exibição receberão um mini café da manhã.

O formato do evento tem inspiração no Noitão Belas Artes, promovido pelo antigo Cine Belas Artes da cidade de São Paulo, que fechou as portas em meados de março deste ano. Até seu fechamento o cinema promovia noites de exibição aos cinéfilos organizadas mensalmente. A sessão promovida pelos professores e estudantes da UFPEL será a primeira desde o fechamento do Cine Capitólio ocorrido em 2007.

As inscrições para participar do Noitão de Cinema do PET Artes Visuais estarão abertas a partir da segunda-feira 29 de agosto e vão até a sexta-feira dia 9 de setembro, véspera da sessão. Os interessados devem se inscrever na Câmara de Extensão, sala 106 do Centro de Artes da UFPEL que fica na Rua Alberto Rosa, 62. Durante este período, também poderão ser feitas na bilheteria do antigo cinema, na Rua Anchieta, 2009, no horário das 14h às 18h. Se sobrarem vagas, no dia da exibição, haverá possibilidade de inscrição das 22h até o início da sessão, também na bilheteria do Cine Capitólio. No dia 10 de setembro, sábado, a sessão dos filmes acontecerá no período das 23h às 6h. A taxa de inscrição tem o valor de R$ 5,00, por conta do café da manhã, e as vagas são limitadas e a censura é de 16 anos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*