Últimas Mostras deste ano da Secult


26a15c60ad996757364a7f0f9d1d217aTêm início hoje (15) as últimas mostras deste ano nas Salas de Exposições mantidas pela Secretaria de Cultura local (Secult). Na sala de exposições Frederico Trebbi, localizada no hall do Paço Municipal, a exposição que se inicia é da artista plástica Carla Thiel, selecionada no início deste ano, via edital. Carla apresenta a mostra intitulada “Ritmos do Acaso”, composta de pinturas.

No Centro Cultural Adail Bento Costa, onde se localizam as salas Antônio Caringi e Ináh Costa, duas mostras encerram as atividades das Salas: Na Sala Antônio Caringi, a artista plástica Maria Clara Leiria expõe sua produção de pinturas, enquanto que na sala Inah Costa, ocorre mostra coletiva dos integrantes do Grupo Superfície, formado por professores, artistas e estudantes de arte da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A mostra coletiva contemplará o talento dos seguintes artistas: Adelina Lintzmaier, Adriane Hernandez, Carla Borin, Carla Thiel, Daniela Meine, Mariza Fernanda, Natália Hax, Paloma de Leon e Rogério Franck.

O Grupo Superfície tem seu surgimento por meio de reuniões realizadas semanalmente no atelier de pinturas do Bacharelado em Artes Visuais da UFpel, em 2009. O r esultado é uma grande variedade de linguagens, onde cada um dos participantes do grupo estabelece uma identidade própria, tornando o terreno fértil para o desafio da pesquisa prática e teórica. Esta diversidade de discursos pictóricos leva a pensar a seguinte questão: onde está a pintura? Nesse caso, a superfície representa não somente o lugar onde se depositam tintas, mas principalmente, o lugar onde germinam ideias.

As mostras são organizadas e estão sob a responsabilidade da Diretoria de Artes Visuais da Secult, capitaneada por Samuel Sacramento. Ao realizar uma avaliação acerca das mostras realizadas neste ano, Samuel se disse satisfeito: “Ao longo de todo este ano, bem como de 2009, alcançamos nossos objetivos ocupando estes espaços culturais com artistas e trabalhos de elevado nível técnico e artístico. Não canso de citar como exemplo, os artistas que ocuparam, ao longo deste ano, a sala Frederico Trebbi, pois este grupo se constitui em uma nova safra de artistas, com talento reconhecido. Alguns deles expuseram, de forma individual, pela primeira vez, e mostraram a que vieram”. Ainda segundo ele, esta mescla entre artistas já renomados e experientes e novos artistas, deu o tom das mostras deste ano.

Fonte: pelotas.com.br
Fotógrafo: Jorge Gonçalves – 6117

____________________________________________________________________
!- e-Cult Pelotas/RS Você também pode participar! Veja como é fácil.