Semana da dança tem programação definida em Pelotas


A Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Manifestações Populares, a Associação de Dança de Pelotas, Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas e a direção do Theatro Guarany divulgaram a programação alusiva às comemorações do Dia Internacional da Dança e que contempla também as atividades alusivas à passagem dos 90 anos do Theatro Guarany.

a8c6b36beffd4a82901c05a55d8f90b4
Foto: Rafa Marin

A programação tem início no dia 29 deste mês, quando uma série de intervenções artísticas de dança, exposições de fotos e vídeos ocorrerão em diversos locais da cidade, como em escolas, estabelecimentos comerciais, hospitais e locais públicos, durante todo o dia. Serão realizadas oficinas nos mais diversos estilos de dança, ministradas por professores, coreógrafos e acadêmicos.

A programação artística tem início às 8h, quando o Terminal Rodoviário de Pelotas abriga a apresentação de dança, no estilo balé clássico, sob a responsabilidade do Curso de Dança-Licenciatura da UFPel. Ás 15h, em frente ao Theatro Sete de Abril, ocorre a apresentação de dança denominada Flash Mobile, reunindo cerca de 60 pessoas. Na sequência, a mesma apresentação ocorre no Calçadão da Andrade Neves, em frente às Lojas Renner. Às 12h30 ocorre intervenção de dança em frente ao Pronto Socorro de Pelotas e logo a seguir, a apresentação ocorre ainda em todos os pontos de ônibus situados a Rua General Osório. Todas as intervenções são de responsabilidade do Curso de Dança-licenciatura da UFPel. Às 17h, ocorrem três apresentações simultâneas, tendo por locais a Rua Gonçalves Chaves (em frente à Universidade Católica), Rua D. Pedro II (em frente ao Supermercado Paraíso) e na Rua Alberto Rosa (em frente ao IAD/UFPel). Durante todo o dia 29 o Restaurante Universitário da UFPel estará exibindo mostras de dança e vídeo. Vídeo cujo foco são a dança, também estarão sendo exibidos durante todo o dia 29 nas bancas 265, 266, 245, 93, 196, First e Ling, no Camelódromo.

30 de abril de 2011
24 horas de oficinas contemplando diversas modalidades de dança. O encerramento contará com uma Jam Session entre bailarinos e músicos e será aberta ao público. As oficinas acontecem nas dependências da AABB e da Escola de balét Dicléia Ferreira de Souza. Interessados em participar das oficinas devem realizar a inscrição no seguinte endereço eletrônico: diainternacionaldadancapelotas.blogspot.com

01 de maio de 2011
Dando início à programação alusiva aos 90 anos do Theatro Guarany, acontecem mostram de dança nos três turnos: Pela manhã, acontece a Mostra Escolar, prestigiando o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas da rede pública e particular; a tarde é a vez das Mostras Acadêmicas, divulgando os diversos espaços e profissionais de dança existentes na nossa cidade e Mostra de Grupos, demonstrando apresentações dentro de um contexto de espetáculo. Para ter acesso às apresentações, os interessados deverão retirar uma senha, na bilheteria do Theatro Guarany. As senhas serão distribuídas na quinta-feira (28), sexta-feira (29) e domingo (01/05), das 9h às 19h

Mostra de Dança Escolar
Local: Theatro Guarany
horário: das 10h às 12h
Mesa Redonda: das 11h às 12h

Mostra de Dança de Academias
Local: Theatro Guarany
horário: das 15h às 17h
Mesa Redonda das 17h às 18h

Mostra de Dança de Grupos
Local: Theatro Guarany
horário; das 20h às 22h
Mesa Redonda: das 22h às 23h

02 de maio de 2011
10h – Mostra de Dança e Mesa Redonda, com espetáculos de Balé Clássico
e Jazz
18h30 – Aula Aberta de Jazz com a Profa. Malê
19h30 – Aula aberta de balé clássico com Dicléia Ferreira de Souza
21h – Espetáculo Dar Carne à Memória – No Theatro Guarany. A direção do espetáculo é de Eva Schul. Prêmio Açorianos 2010 como Melhor Espetáculo e Melhor Coreografia. Para este espetáculo, serão distribuídas senhas de acesso no domingo (1º), das 8h às 21h, na bilheteria do próprio Theatro Guarany.

03 de maio de 2011
10h – Oficina Percussão Corporal – Helton Junior
15h – Aula Aberta Curso de Restauro – Profa. Andrea Bachettini
17h – Debate – O Theatro na cidade
17h – Casa do Terror – Acesso pela Gonçalves Chaves – porão.
18h – Apresentação Musical no Foyer. Tangos e Canções e Camerata Novitango

O restante da programação será disponibilizado pelos organizadores até o próximo dia 29.