Restaurado antigo prédio do Jóquei em Pelotas


Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mais um prédio do patrimônio histórico e cultural de Pelotas passa a integrar o conjunto arquitetônico recuperado do município. O imóvel, construído em 1835, pelo Visconde de Jaguary, em estilo neorrenascentista, hospedou o imperador Dom Pedro II na sua primeira viagem a Pelotas. Além disso, abrigou a sede do Jóquei Clube por 40 anos. A restauração da edificação situada na rua Sete de Setembro, na esquina com a Félix da Cunha, incluiu a estrutura e a parte externa.

O prédio de dois andares teve a área superior reinaugurada, onde irá funcionar o “Spazio Auguri – Espaço Arte e Eventos”, empreendimento do proprietário do prédio, o empresário Dario Lorenzi. Ele adquiriu o prédio e executou o restauro por meio do programa Monumenta, viabilizado com o suporte da Prefeitura de Pelotas e da Caixa Econômica Federal. O empresário afirmou que o trabalho foi gratificante e que está pronto o projeto para o piso inferior, que abrigará o Cartório Lorenzi, de sua propriedade. A data para o início das obras ainda não está determinada, já que não irá receber recursos do Monumenta, cabendo apenas a ele o financiamento total.

Lorenzi disse que todo o projeto foi pensado visando à acessibilidade dos usuários. Cada detalhe foi recuperado por restauradores pelotenses e as prestações de contas foram apresentadas aos técnicos da Secretaria Municipal de Cultura, responsáveis pela supervisão do trabalho.

Fonte: Correio do Povo