Recital Eudóxia de Barros – Matéria e fotos


Na noite desta ultima quinta-feira, 20 de outubro, o Conservatório de Música da UFPel apresentou o recital da pianista Eudóxia de Barros, na abertura da semana de comemoração dos 50 anos de Reconhecimento dos Cursos de Canto e Piano.

Marcelo Cazarré, professor do Curso de Piano e coordenador do recital, abriu o evento falando na história do Conservatório de Música e na história da pianista.

No programa de hoje, com obras para piano solo, Eudóxia tocou obras de Liszt, em homenagem aos 200 anos de seu nascimento; além das músicas brasileiras, com obras de Cupertino, Lacerda, Guarnieri, Abreu e Nazareth.

No primeiro bloco do recital, tivemos as obras de Liszt, onde mostrou-nos qualidades e características típicas de ótima instrumentista. Na música Ave Maria, que transmite uma paz interior, ela passou grande musicalidade; na peça Terceiro Noturno (da série Rêves d´Amour), que tem um contraste de sentimentos, transmite grande expressividade; em São Francisco de Paula caminhando sobre as águas, que é uma peça descritiva, Eudóxia exibe toda a sua agilidade; na música Estudo nº.6 (11 variações sobre um tema de Paganini), que foi contemporâneo de Liszt e expoente do violino, transmite uma grande precisão rítmica; na peça Campanella, que ao mesmo tempo é dança e tem momentos de rigidez, mostra uma incrível memória tátil e muscular; em Rapsódia nº. 14, que era a peça mais longa do programa, Eudóxia transmite um vigor imenso; e na Rapsódia nº. 6, que se contrapõe à música anterior por transparecer recolhimento, nossa concertista nos passa uma imensa tranqüilidade.

No segundo bloco, tivemos as músicas brasileiras.

Na peça de Cupertino “Tocata” (peça dedicada a Eudóxia), a pianista mostrou uma alegria imensa e muita ginga.

Nas obras de Lacerda “Saudades de Oruro” e “Estudo n º. 7”, nos mostra momentos de dedicação e fluidez de som na primeira, suspense e trêmulos perfeitos na segunda.

Na música de Guarnieri “Dança Negra”, exibe grande brasilidade e suavidade.

Em Abreu, com o pout-pourri “Sururu na cidade/ Tico-tico no fubá”, o clima é de alegria e festa, onde Eudóxia mostra a grande gama de dinâmicas.

Já no pout-pourri de Nazareth “Odeon/ Apanhei-te cavaquinho”, que são respectivamente tango brasileiro e polka,  aparece a sua maestria na execução das obras.

A pianista foi muito aplaudida, e tocou, como bis, a “Fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro”, de Gotschalck, que fez muito sucesso nos antigos LPs e CDs, e ela gravou recentemente em um DVD.

Parabenizo o Conservatório de Música pela iniciativa de trazer esta exímia pianista, em especial ao Prof. Dr. Marcelo Cazarré; e aproveito para convidar a todos para o recital dos alunos do curso de piano, que acontece amanhã, dia 21, às 20h, com entrada franca.

Texto e Fotos: Ana Lucia Azambuja – @anazambs
Bacharel em Piano/UFPel; Acadêmica do Curso de Música – Licenciatura/UFPel

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