Qualificação da Reserva Técnica da Catedral é finalizada

Foto: Carlos Queiroz/QZ7 Filmes

Entrega oficial do espaço que preserva o acervo da igreja foi entregue nesta sexta-feira (28), dentro das atividades da Semana Cultural da Catedral

Após nove meses de trabalho, foi concluída oficialmente nesta sexta-feira (28) a qualificação da Reserva Técnica da Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, em Pelotas. A apresentação do espaço, totalmente remodelado, foi feita pela equipe da Mnemosine Conservação de Acervos, responsável pelas ações que integram o projeto, realizado pela Ato Produção Cultural.

Parte da programação da Semana Cultural da Catedral, a entrega da Reserva Técnica contou com a presença de autoridades, do pároco da igreja, padre Wilson Fernandes, e das equipes envolvidas nas diferentes ações que fazem parte do amplo projeto de restauração do templo.

Dentro das ações voltadas à Reserva Técnica, o trabalho foi organizado em duas frentes realizadas simultaneamente: a qualificação do espaço físico que abriga cerca de 1,3 mil itens do acervo e a elaboração de um inventário atualizado desses bens móveis. Ao longo da execução, o projeto também abriu o espaço ao público, recebendo grupos como alunos da Escola Louis Braille e acadêmicos do curso de Conservação e Restauração da UFPel.

O principal objetivo do projeto foi garantir que objetos e documentos históricos possam ser identificados e preservados, evitando danos causados pela ação do tempo e problemas como ataques biológicos, sujidades, falta de segurança e a umidade. “Todo o mobiliário existente foi realocado, as mapotecas foram restauradas e adequadas para receber o acervo e novos armários específicos para conservação foram adquiridos. Além disso, uma estante sob medida foi instalada no centro da reserva para acomodar mapas e desenhos de grandes formatos. Os itens do acervo passaram por uma reorganização, agora classificados por tipo de material para facilitar o manejo e a sua preservação”, destaca a produtora cultural Roberta Manaa, da Ato.

Inventário detalhado

A consolidação do inventário permitirá que a Catedral tenha um reconhecimento detalhado do acervo. Para isso, a equipe optou por dar continuidade ao trabalho iniciado pelo museólogo Everton Lautenschlager em 2018. Cada item foi higienizado, ganhou ficha catalográfica e recebeu um número de identificação.

Conforme a museóloga Jossana Coelho, os profissionais encontraram plantas arquitetônicas e desenhos em estado crítico de conservação. Estes itens, juntamente com os livros mais danificados e os quadros em alto relevo, receberam acondicionamento adequado para reduzir chances de ataques de insetos.

Para garantir a continuidade da preservação, as profissionais da Mnemosine elaboraram uma “Oficina de Conservação Preventiva” e um “Manual de Boas Práticas em uma Reserva Técnica”. As iniciativas detalham critérios para segurança, uso dos itens e higienização, incluindo protocolos para manuseio.

Segundo o padre Wilson, a qualificação resgata aspectos históricos da Catedral e estabelece um legado. “Estamos muito agradecidos, pois também descobrimos coisas preciosas, como os recibos da compra dos tijolos da Catedral e anotações sobre esse importante espaço da nossa cidade.”

Entenda: o que é a reserva técnica

Localizada no segundo piso do templo, próxima ao mezanino onde se reúne o côro, a reserva técnica é o espaço onde são armazenados itens e documentos que fazem parte do patrimônio móvel da Catedral. O acervo contém itens diversos, incluindo metal, papel, tecido, madeira, e imaginário religioso, além de plantas e outros documentos que registram a história da igreja e, também, de Pelotas e região. Através da qualificação da reserva técnica, estas peças passam a ser preservadas adequadamente, identificadas, higienizadas e armazenadas, prontas para futuros processos de conservação-restauração.

O projeto foi uma realização da Ato Produção Cultural, com financiamento da Lei Rouanet e o patrocínio da empresa Bianchini S.A. A execução foi da Mnemosine Conservação de Acervos, com as conservadoras-restauradoras Degli Márcia de Quevedo, Natália Corrêa Couto e Rosaura Isquierdo Rocha, a arquiteta e museóloga Jossana Peil Coelho, e a estagiária de Museologia Ester Teixeira Gonçalves.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*