Projeto “Duas Noites com Mozart” Capta Apoio


Com apresentações a 15 e 16 de maio, a ópera “Todos são iguais” está na fase de captação de recursos
Dois jovens e um amigo filósofo debatem num café. Eles divergem quanto à inconstância dos sentimentos amorosos. Mediante estratégia inusitada, haverá a comprovação de quem está certo. Eixo da ópera bufa “Cosi Fan Tutte” (Todos são iguais) de Wolgang Amadeus Mozart. Há dez anos sem montagem no Brasil, a ópera de bolso será encenada em Pelotas. A ideia do regente, diretor artístico e produtor pelotense Luis Bernardo Trindade, surgiu ao final do ano passado numa conversa com amigos. Radicado em Porto Alegre, onde tem participado de atividades ligadas à música erudita, Luís Bernardo conta que neste ano estará se aperfeiçoando na Escola de Música de Lisboa. Barítono, boa parte de sua formação ocorreu na Sociedade Pelotense Música pela Música (SPMM). Na OSPA participou de cursos de canto lírico e regência.

foto: arquivo/DM
Duas Noites  com Mozart
Dornelles na direção cênica
Duas Noites  com Mozart
Mozart (1756-1791)
Duas Noites  com Mozart
Secretário Patrick Menuzzi e Bernardo finalizam detalhes do projeto

SOLISTAS – As “Duas Noites com Mozart” serão a 15 e 16 de maio no Theatro Sete de Abril – se o local não for disponibilizado, com antecedência será divulgado o novo palco. Haverá quatro solistas locais: tenor João Ferreira Filho; barítono Lucas Nogueira; soprano Cristiane Fonseca; mezzo-soprano Angela Elias Pachon. Também solistas de outros Estados: barítono Franklin Castilho (MG); tenor Jean William – aluno do maestro João Carlos Martins (SP). Ainda está sendo definido mais um soprano, provavelmente de São Paulo. Participação de Coro com dezesseis vozes – seleção para coralistas acontecerá em abril. Também estão convidados treze instrumentistas, que integram a Filarmônica de Pelotas. Com duração de 1h30min – cerca de 70% do texto -, e dividida em dois atos, a ópera contará com os pianistas Alexander Ribeiro D’Lara (UFRGS), e Adrian Borges. Como diretor cênico, experiente Flávio Dornelles. Cenografia, figurino – cedido pela SPMM -, e maquiagem, estarão a cargo de Fabrício Ghomes.

APOIO – O projeto visa valorizar novos talentos da música erudita, bem como popularizar o acesso à ópera. Para viabilizar o projeto, fase de captação das cotas de patrocínio. Contatos com Patrick Menuzzi – secretário da direção artística – no fone 9965.7709. E-mail: patrick_menuzzi@hotmail.com. Com Bernardo no 9129.3215 ou email: lbermusico@bol.com.br.

* Jornalista, Editor de “Cultura” do jornal Diário da Manhã. Professor de Filosofia – Pelotas/RS.
E-mail: carloscogoy@uol.com.br

* fotos: Carlos Cogoy
Fonte: 3milenio.inf.br