Pelotas mais perto dos principais roteiros turísticos do país


8b68df177836ba94c8df43ccd079c549Pelotas vai integrar um grupo de outras 50 cidades brasileiras que vão participar de uma pesquisa de competitividade dos destinos indutores do desenvolvimento do turismo regional promovida pelo Ministério do Turismo (Mtur). A pesquisa será aplica no município entre os dias 22 e 26 de março. Na próxima semana, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer (STE) começa uma série de encontros com diferentes segmentos do trade turístico local para detalhar o trabalho e os procedimentos que serão adotados.

A inclusão de Pelotas neste grupo, segundo o secretário municipal de Turismo, Marcelo Mazza Terra, significa uma oportunidade que a cidade terá de se aproximar das ainda mais dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, eleitos a partir do primeiro estudo feito em 2007. Como o relatório de uma segunda versão destes estudos apontou uma evolução de diversas outras 50 localidades passaram a integrar a pesquisa, entre elas Pelotas.

“Estamos muito otimistas porque Pelotas está entrando neste foco de ações do Governo Federal. Isso representa a possibilidade de aportar por aqui novas políticas públicas de investimento no setor”, projetou Terra, comparando “Existe uma seleção brasileira, nós não somos titulares, mas estamos escalados”. No Rio grande do Sul apenas Porto Alegre, Gramado e Bento Gonçalves integram o grupo dos destinos indutores de desenvolvimento turístico regional.

O que é a iniciativa
Projeto Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional é desenvolvido pelo Ministério do Turismo e objetiva definir parâmetros, avaliar o estágio de desenvolvimento e elaborar plano de ação para que os 65 destinos indutores do desenvolvimento alcancem competitividade de nível internacional.

Devido a repercussão obtida pela última edição do estudo, será iniciada a pesquisa de campo do Estudo de Competitividade 2010, com o objetivo de coletar os dados dos destinos indutores através de entrevistas e visitas técnicas. Neste ano, além dos 65 destinos indutores e sete destinos referência, mais 50 municípios serão contemplados com a pesquisa. Os pesquisadores irão aplicar em cada destino um questionário com cerca de 600 perguntas, divididos em 13 dimensões relacionadas com o Turismo, a fim de gerar um índice de competitividade para cada destino.

Fonte: pelotas.com.br
Redator: César Soares
Fotógrafo: Rafael Amaral