Com o objetivo de realizar contatos com lideranças comunitárias e preparar a exposição para abrir o espaço à visitação pública, a equipe do Museu e Espaço Cultural da Etnia Francesa, sob a coordenação dos professores Carla Rodrigues Gastaud e Fábio Vergara Cerqueira, esteve na Vila Nova (Distrito do Quilombo, 7º distrito), no sábado, dia 17 de abril. A equipe de trabalho é composta também por alunos do Curso de Museologia do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel), que também se fizeram presentes. O museu estará aberto durante os fins de semana, no turno da tarde, a partir do próximo sábado, dia 24.
Participam do grupo os alunos Larissa Venzke, Aparecida Rostand, Sheila Fleming, Helen Kaufmann Lambrecht e Márcio Dllmann de Carvalho. Integram ainda a equipe de coordenação o professor Diego Lemos Ribeiro e o historiador Leandro Betemps, responsável pela pesquisa histórica existente sobre a colônia francesa de Pelotas.
O Museu e Espaço Cultural da Etnia Francesa em Pelotas faz parte do Circuito de Museus Étnicos, projeto coordenador pelo professor Fábio Vergara Cerqueira, composto ainda pelo Museu Etnográfico da Colônia Maciel, Museu Gruppelli e Museu do Morro Redondo.
Coordenadoria de Comunicação Social – Universidade Federal de Pelotas
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.