Os  professores da rede municipal de educação têm até o dia 14 de maio para  fazerem suas inscrições à segunda edição da Olimpíada de Língua  Portuguesa -Escrevendo o Futuro.
As inscrições dos educadores  serão efetuadas somente via internet, através do site www.escrevendoofuturo.org.br, e é condição  para participação da escola na Olimpíada. Os professores inscritos  receberão a revista “Na ponta do lápis”, com textos literários,  sugestões de trabalho em sala de aula, entrevistas com especialistas em  língua portuguesa e também poderão fazer parte da comunidade virtual  “Escrevendo o Futuro”, para a troca de experiências e cursos online.
Segundo  a supervisora de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação  (SME), Tânia Dagmar Armbrust, até agora já foram realizadas, pela SME,  três oficinas para professores de 4ª série, referentes à Olimpíada, nos  dias 7, 9 e hoje (16). Ela acrescenta que no dia 23, será realizada mais  uma oficina, desta vez para professores de Língua Portuguesa das séries  finais do ensino fundamental, das zonas urbana e rural.
As escolas  que inscreverem seus professores receberão a Coleção da Olimpíada, que  contém material de apoio para o ensino de poemas (4ª e 5ª séries),  memórias literárias (6ª e 7ª séries), crônicas (8ª série e 1º ano do  ensino médio) e artigos de opinião (2º e 3º anos do ensino médio). Cada  escola poderá enviar para a Comissão Julgadora Municipal quatro textos,  um de cada gênero, previamente selecionados pela Comissão Julgadora  Escolar, de acordo com o regulamento que está à disposição no mesmo site  da inscrição.
A Olimpíada de Língua Portuguesa é uma parceria entre a Fundação Itaú Social, Ministério da Educação (MEC) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), e tem como objetivo contribuir com a formação de professores e a melhoria da leitura e da escrita de alunos de 4ª, 5ª, 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e 2ª e 3ª séries do ensino médio de escolas públicas do país. O programa propõe ações de formação para professores a fim de orientar a produção de textos pelos alunos e promove um concurso nacional, do qual participam os alunos com suas produções.
Fonte: pelotas.com.br
Redator: Berenice Costa        MTB: 11.381

Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.