Inovação e criatividade nos projetos dos alunos de moda


Aliar cortes, formatos, tecidos, cores e modelagens à temáticas que têm como foco o design e a inovação. Nesse contexto foram avaliados os trabalhos apresentados por alunos do primeiro e do terceiro semestres do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Católica de Pelotas (UCPel)

As exposições ocorreram no Espaço Multiuso do Campus II nos dias 20, 21, 27 e 28 e reuniram criatividade, pesquisa e qualidade na confecção de trajes que exigiam trabalho em equipe e interdisciplinaridade.

Conforme a coordenadora do curso Aline Machado os 21 projetos apresentados fazem parte da disciplina de Integração do Design de Moda, oferecida nos quatro primeiros semestres do curso.

Peças que fizeram história mereceram destaque no enfoque acadêmico.

O romantismo e a independência das mulheres serviram de inspiração para a criação de uma roupagem que parte de um período em que o sexo “frágil” era visto como um bibelô, usando roupas fechadas e espartilhos, até chegar ao século XXI,  onde elas procuram o seu estilo com liberdade e espontaneidade. Da Belle Époque ao moderno, a beleza da roupa retrata novos padrões de comportamento.

O surgimento da saia como vestimenta masculina foi tema de um dos grupos participantes. Acompanhada de lenços, camisas e casacos, foi transformada, recebendo um acabamento mais contemporâneo.

A conscientização com a preservação natural e a preocupação com o meio ambiente lembraram a necessidade de se confeccionar e vender roupas sintéticas. O aquecimento global, derretimento das geleiras e a extinção dos ursos polares resultaram em um estilo arrojado e confortável, dispensando a destruição da fauna e da flora. Vestido, casaco e polainas em pele artificial, costurados a mão, retrataram a proteção do frio em tons quentes esbanjando classe e elegância.
“Tivemos a produção de peças inovadoras, usuais e dentro do conceito proposto. Foram projetos de qualidade com foco no design”, disse Aline.

Fonte: ucpel.tche.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*