A Lo Bit e o Sotaque Coletivo lançam nesta quinta-feira (18/10/2012), às 16h, no Galpão Satolep, o Festival Vira-lata. O evento ocorre até sábado e, entre os objetivos, está o estímulo ao acesso, à circulação e à distribuição da produção cultural nacional.
O nome vem com a proposta de junção de diversos núcleos e atividades culturais de Pelotas e região a partir intervenções artísticas e visuais, debates, oficinas, música entre outras vertentes da diversidade cultural.
Destaques musicais
O lançamento ocorre com a oficina de produção de eventos culturais, ministrada por Cacau Rocha, do Coletivo Resumo, de Santa Maria, nos dias 18 e 19 de outubro, a partir das 16h, no Galpão Satolep.
Mas o grande destaque na programação do Festival fica por conta das apresentações musicais. Nesta sexta-feira ocorrem, também no Galpão Satolep, shows com as bandas pelotenses Esquimós, She Hoos Go e Farenait, além dos porto-alegrenses da Walverdes, banda destaque no cenário independente nacional.
No sábado a programação é a céu aberto na sede do Sotaque Coletivo, com intervenções artísticas, visuais e o show da banda pelotense Vade Retrô em seu projeto Vade Retrô Experiência.
Cultura local
A produtora pelotense Lo-Bit teve seu início em março e, desde o começo, trabalha na formação de artistas locais que produzem ou queiram investir na carreia da música autoral, promovendo através de várias iniciativas.
Já o Sotaque Coletivo nasceu com o intuito de fomentar a cadeia produtiva cultural na cidade através da colaboração e da troca de serviços. O Coletivo utiliza ferramentas de internet e conceitos de economia solidária para realizar eventos, fomentando e promovendo alternativas à cultura local.
Fonte: diariopopular.com.br
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.