![2.DanielaPinheiro](https://www.ecult.com.br/wp-content/uploads/2020/12/2.DanielaPinheiro-678x381.jpg)
O documentário Saberes da Terra dirigido pela artista multimídia, doutoranda em Media Artes, Daniela Pinheiro será lançado, dia 30 de dezembro às 21h em seu canal do Youtube.
![](http://www.ecult.com.br/http://www.ecult.com.br/wp-content/uploads/2020/12/5.-DanielaPinhheiro-300x200.jpg)
Saberes da Terra irá mostrar a importância da agricultura agroecológica para a alimentação saudável da população e do consumo consciente dos alimentos plantados e colhidos na região sul do Rio Grande do Sul/RS, através do fortalecimento dos pequenos circuitos de produção e consumo, promovido pelo movimento da economia solidária.
A ideia do documentário Saberes da Terra começou com a diretora do documentário Daniela Pinheiro, que desde 2011 consome alimentos agroecológicos e durante a pandemia se conectou pelo consumo consciente com a rede Bem da Terra, em Pelotas/RS.
![](http://www.ecult.com.br/http://www.ecult.com.br/wp-content/uploads/2020/12/1.Daniela_Pinheiro-300x201.jpg)
Nesse fluxo de consumo consciente, reconectou-se com a pesquisadora de Educação Ambiental e do Campo e Mestra em Educação Ambiental, Desirée Fripp dos Santos, que também é ativista agroecológica e consumidora de alimentos livres de venenos agrícolas desde 2013 e participa da movida solidária da ARPA-Sul ,na distribuição de alimentos para a população em vulnerabilidade sócio- econômica, em Pelotas/RS.
Dessa aproximação veio uma vontade em comum: conectar agricultoras/es que produzem agroecologicamente com as famílias e pessoas individuais que consomem e recebem esses alimentos, com o propósito de inspirar o consumo consciente, na prática humanitária e ecológica, através de um olhar poético, por meio de um documentário.
![](http://www.ecult.com.br/http://www.ecult.com.br/wp-content/uploads/2020/12/4.DanielaPinheiro-209x300.jpg)
Esse olhar poético virá da fotografia do documentário e de um entrecruzamento da imagem digital com a imagem artesanal, através da fotografia histórica do século XIX, que está relacionada a um outro tempo com a matéria fotográfica, uma desaceleração no modo de criar uma imagem. Esse processo artesanal se chama anthotype, e faz parte da pesquisa de doutorado de Daniela Pinheiro, na qual utiliza em sua feitura uma matéria orgânica para a sua criação, que será os próprios alimentos das/os agricultoras/es agroecológicos entrevistadas/os para esse documentário.
Esse documentário faz parte do Prêmio Movimento da Cultura Pelotense, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura – Pelotas/RS com recursos da Lei Aldir Blanc.
Lançamento do documentário
Dia: 30 de dezembro de 2020
Horário: 21h
Link para assistir: canal do Youtube de Daniela Pinheiro.
Clique aqui e torne-se um apoiador e-cult
Ficha Técnica do Documentário
Direção e produção: Daniela Pinheiro
Assistente de produção: Dessiré Fripp dos Santos
Imagens e montagem: Daniela Pinheiro
Design Gráfico: Emerson Ferreira
Trilha Sonora original: Christopher Lemos e Gustavo Mustafé
Colaboração: Cíntia Langie (imagens)
Colaboração: Felipe Campal (finalização de cor)
Imagens em anthotype: Daniela Pinheiro
• *Ob.: A produção do documentário tomou todas as medidas cabíveis de prevenção da Covid-19, na gravação das imagens e entrevistas, assegurando a integridade e qualidade de vida de todas/os as/os envolvidos.
![](http://www.ecult.com.br/http://www.ecult.com.br/wp-content/uploads/2020/12/6.DanielaPinheirro-800x352.jpg)
![](https://www.ecult.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Feed-2024-06-08T185836.621.jpg)
Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.
Faça um comentário