
Produzido pela Maristela Ribeiro Produções, em coprodução com Anti Filmes, filme compete na mostra Première Brasil: Curtas
Numa cidade arrasada, um vigia noturno perdeu a identidade. Uma mulher estrangeira o contata, afirmando tê-la encontrado. Esta é a premissa do curta-metragem “Final 99”, escrito e dirigido por Frederico Ruas, que faz sua estreia mundial no 27º Festival do Rio, dentro da competição Première Brasil: Curtas. O Festival do Rio acontece de 2 a 12 de outubro de 2025.
A trama acompanha Luiz, interpretado por Bruno Fernandes (“Tinta Bruta”), um vigia noturno que se sente estrangeiro em casa, e Lucía, a atriz Mbyá Guarani Luicina Duarte – Para Poty em sua estreia no cinema, que vive uma estrangeira que deseja entrar em contato.
O curta-metragem foi filmado no inverno rigoroso de julho de 2024 em Porto Alegre (RS), logo após a maior enchente de sua história. “Rodamos em meio a destroços, lama e lixo de uma cidade se reerguendo. É uma ficção sobre solidão numa distopia que tomou contornos de um trauma coletivo real”, resume o realizador Frederico Ruas.
Cineasta e curador porto-alegrense, Ruas é Bacharel em Artes Visuais pela UFRGS e criador e diretor da sitcom “Paralelo 30” (2019, Prime Box Brazil). É criador e roteirista da série “A Bênção” (2020, Canal Brasil). É dele também o documentário experimental longa-metragem “TERRAQUEOS – Vestígios de uma era digital” (2014).
Além do drama proposto pela ficção, “Final 99” leva às telas alguns questionamentos morais: O que significa perder a identidade em uma sociedade em ruínas? O que é identidade, um pedaço de papel? Em um mundo de pessoas deslocadas, onde está o pertencimento?
A realização é da Maristela Ribeiro Produções, em coprodução com Anti Filmes. A produção fica a cargo de Maristela Ribeiro e Zeca Brito, enquanto a produção executiva é assinada por Maristela Ribeiro e Patricia Barbieri. “Final 99” é um projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo – Prefeitura de Porto Alegre.
Serviço
O que: Estreia do curta “Final 99”, de Frederico Ruas
Quando: 27º Festival do Rio, de 2 a 12 de outubro de 2025
Mostra: Première Brasil: Curtas
Curta-metragem de Ficção | Duração: 14min | País: Brasil | Ano: 2025
Instagram: @antifilmes
Ficha técnica
Roteiro e Direção: Frederico Ruas
Produção: Maristela Ribeiro e Zeca Brito
Produção Executiva: Maristela Ribeiro e Patricia Barbieri
Elenco: Bruno Fernandes e Luicina Duarte – Para Poty
Direção de Fotografia: Livia Pasqual
Direção de Arte: Martino Piccinini
Figurino: Daiana Brito
Montagem: Nicolas Collar & Frederico Ruas
Desenho de Som: Andréia Freire e Gustavo Foppa
Pós-produção de Imagem: Rafael Duarte e Luis Simioni
Jornalista, assessor de imprensa e fotógrafo. Entusiasta das pautas culturais – sempre aprendendo coisas novas (por aí).
Faça um comentário