Premiado em Gramado, ‘Bicho Monstro’ ganha trailer e data de estreia

Dirigido por Germano de Oliveira, longa rodado na Encosta da Serra Gaúcha e Vale dos Sinos aposta no realismo fantástico para contar lenda da imigração alemã, o Thiltapes

Em um vilarejo rural de colonização alemã, a pequena Ana assiste a uma peça sobre a história do Thiltapes, um perigoso animal que vive na mata cuja forma real ninguém conhece. Duzentos anos antes, um botanista que escreve sobre a região ouve falar sobre esse mesmo animal. As histórias se intercalam, ambos em uma obcecada busca pelo Thiltapes imaginário, ao mesmo tempo em que encaram seus próprios demônios.

Esta é a premissa de “Bicho Monstro”, longa do campo-bonense Germano de Oliveira, que chega aos cinemas do Brasil no dia 25 de setembro de 2025. A produção, rodada nas cidades gaúchas de Santa Maria do Herval e Morro Reuter, teve sua première na competitiva Novos Diretores da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, onde entrou na lista dos 16 filmes favoritos do público.

O filme venceu melhor direção de fotografia e direção de arte na mostra gaúcha do 53º Festival de Cinema de Gramado, para Bruno Polidoro e Gabriela Burck, respectivamente. Além da estreia comercial, também estão previstas sessões especiais em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Caxias do Sul (RS).

As praças de exibição e pré-estreias podem ser conferidas no Instagram @boulevardfilmes.

O diretor Germano de Oliveira buscou inspiração no realismo fantástico e em sua familiaridade com os vilarejos interioranos. Da junção desses elementos veio o Thiltapes, o pássaro fantasioso referenciado em áreas de imigração alemã: “desse contato vem a ideia de trabalhar esse registro de um animal muito local, uma lenda muito contada na região, e tentar explorar um pouco essas diferentes versões que essa lenda, esse mito pode assumir”.

“São muitas as formas possíveis do animal imaginário, assim como o tom com que a história pode se apresentar: desde uma brincadeira engraçada até um conto de terror”, explica o realizador. “O filme busca apresentar essa profusão de formas da mesma história e o contágio dessa narrativa através do tempo. A partir dela, tanto uma menina no presente, como um botanista no passado inventam seus próprios monstros a partir de seus conflitos pessoai”, resume.

O elenco traz Araci Esteves, Kamilly Wagner, Décio Worst e Carlos Alberto Klein. “Bicho Monstro” é o longa de estreia de Oliveira, conhecido por seu trabalho como montador. Entre seus trabalhos nesta função estão quatro séries e 13 longas, entre eles “7 Prisioneiros” da Netflix, com o qual ganhou o prêmio de melhor montagem no IX Prêmio Platino do Cinema e do Audiovisual Ibero-americano. É dele também a montagem do sucesso nacional “Homem com H” (2025), “Tinta Bruta” (2018) e da série “Boca a Boca” (2020).

O longa é uma produção da Casa de Cinema de Porto Alegre e Vulcana Cinema, em coprodução com a Avante Filmes. A distribuição é da Boulevard Filmes, em parceria com a Vitrine Filmes. O financiamento é do Fumproarte e Fundo Setorial do Audiovisual – FSA. “Bicho Monstro” é um filme integrante da “Carteira de Projetos Boulevard Filmes”, que recebeu o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, através do Edital Lei Paulo Gustavo SP No 15/2023 – Distribuição de Produção Audiovisual Nacional.

“Bicho Monstro”, de Germano de Oliveira

Estreia comercial: dia 25 de setembro de 2025

Praças de exibição: @boulevardfilmes

Trailer Oficial

Ficha técnica

Direção: Germano de Oliveira

Roteiro: Germano de Oliveira, Igor Verde e Marcela Ilha Bordin

Produção: Jessica Luz e Paola Wink

Co-Produção: Ana Luiza Azevedo, Nora Goulart, Filipe Matzembacher e Marcio Reolon 

Direção De Fotografia: Bruno Polidoro

Montagem: Bruno Carboni e Germano de Oliveira

Direção de Arte: Gabriela Burck

Produção De Elenco: Jessica Luz, Germano de Oliveira e Rodrigo Scheid

Desenho De Som: Tiago Bello 

Trilha Sonora Original: Caio Amon

Mixagem: Tiago Bello

Técnico De Som Direto: Tomaz Borges

Maquiagem: Juliane Senna 

Figurino: Gabriela Güez 

Elenco: Kamilly Wagner (Ana), Araci Esteves (Bertha), Décio Worst (Heitor), Daniel Tonin Lorenzon (Júnior), Pascal Berten (Botanista), Geraldo Souza (Firmino), Alex Pantera (Mariano) e Carlos Alberto Klein (Matias)

Logline:

Em um vilarejo rural, a pequena Ana se impressiona com uma peça sobre o misterioso Thiltapes. Duzentos anos antes, um botanista alemão ouve uma história sobre esse mesmo animal. Enquanto lidam com dilemas distintos, ambos perseguem a mesma criatura.

Sinopse curta:

Em um vilarejo rural de colonização alemã, a pequena Ana assiste a uma peça sobre a história do Thiltapes, um perigoso animal que vive na mata cuja forma real ninguém conhece. Duzentos anos antes, um botanista que escreve sobre a região ouve falar sobre esse mesmo animal. As histórias se intercalam, ambos em uma obcecada busca pelo Thiltapes imaginário, ao mesmo tempo em que encaram seus próprios demônios: o debilitado Botanista ávido por uma descoberta que justifique sua viagem e Ana intrigada com seu pai, suspeito de ter cometido um crime brutal contra a vaca de um vizinho.

Sobre Germano de Oliveira

Germano de Oliveira (Campo Bom (RS), 1988) é montador, roteirista e diretor. Possui graduação em Realização Audiovisual (2011) pela Unisinos e mestrado em Comunicação Social pela PUCRS (2015). Como montador, trabalhou em filmes como o sucesso nacional “Homem com H” (2025), “Tinta Bruta” (Teddy Berlinale 2018), “Minha Mãe é Uma Vaca” (Veneza 2024), “O Acidente” (Tallinn Black Nights 2022), “Zona Árida” (Dok Leipzig 2019), “Cidades Fantasmas” (Melhor Filme É Tudo Verdade 2017), “Beira-Mar” (Berlinale 2015), entre outros, e em séries de plataformas como Netflix e HBOMax. Em 2021, ganhou o Prêmio Platino pela montagem de “7 Prisioneiros” (Veneza e Toronto 2022); também montou e co-escreveu o roteiro de “Música Para Quando As Luzes Se Apagam” (premiado no Visions du Réel e Sheffield DocFest 2017) e de “Sempre Partir” (FID Marseille 2014). É sócio da produtora Avante Filmes, juntamente de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon. “Bicho Monstro” é seu primeiro longa-metragem como diretor.

Sobre Vulcana Cinema

Vulcana Cinema é uma produtora de cinema fundada por Jessica Luz e Paola Wink. Seus longas-metragens incluem O EMPREGADO E O PATRÃO de Manuel Nieto Zas (Quinzena dos Realizadores de Cannes 2021), TINTA BRUTA de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher (Prêmios Teddy e CICAE na Panorama do Festival de Berlim 2018), RIFLE (Forum do Festival de Berlim 2017) e CASTANHA (Forum do Festival de Berlim 2014), ambos dirigidos por Davi Pretto.

Com foco em cinema de autor, coproduções nacionais e internacionais, a produtora já produziu e lançou 8 longa-metragens, entre eles, 5 coproduções internacionais. Seus projetos foram contemplados com importantes fundos como Hubert Bals Fund, Vision Sud Est, World Cinema Fund, IDFA Bertha Fund e NRW e participaram em laboratórios como EAVE Puentes, Berlinale Talent Project Market, Torino Film Lab e Binger Film Lab. Seus projetos mais recentes incluem CONTINENTE (coprodução Brasil, França e Argentina) de Davi Pretto, DE GUINÉ (Hubert Bals Fund 2019 para desenvolvimento) de Caroline Leone, A SOLIDÃO DOS JOVENS ATORES (em pós-produção, Berlinale Co-Production Market 2021) do duo Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, TALISMÃ (com previsão de gravação para o início de 2025) de Thais Fujinaga, e CULEBRA NEGRA (coprodução entre Colômbia, Brasil e França em pós-produção).

Sobre Casa de Cinema de Porto Alegre

“Buscamos um cinema centrado no autor, mas estruturado no trabalho de equipe e voltado para o público. Tudo que já fizemos, de bom ou de ruim, vem dessa aparente contradição.”

Em 2022 a Casa de Cinema de Porto Alegre completou 35 anos de atividades ininterruptas no audiovisual brasileiro feito no Rio Grande do Sul.

A Casa começou, em outubro de 1987, como uma cooperativa informal de cineastas gaúchos que já trabalhavam em conjunto desde o início dos anos 80.

A partir de 1991, a Casa de Cinema de Porto Alegre se tornou uma produtora independente, com 6 sócios, permanecendo o espírito cooperativo e a intenção de continuar contribuindo para a difusão dos filmes produzidos pelo grupo original.

Em setembro de 2011, houve uma nova alteração na composição da Casa. Os quatro sócios atuais são Ana Luiza Azevedo, Giba Assis Brasil, Jorge Furtado e Nora Goulart.

Em seus 35 anos de existência, a Casa produziu centenas de filmes e vídeos, programas de televisão (especiais e séries), cursos de roteiro e de introdução à realização cinematográfica, fórums de debates e programas eleitorais para TV.

A Casa de Cinema já teve como parceiros e clientes: Channel 4 (Inglaterra), ZDF (Alemanha), HBO (América Latina), Fox Film do Brasil, Columbia Tristar, Sony, Fundação MacArthur, TV Globo, RBS TV, Canal Futura, Canal Brasil, Canal Curta, entre outros.

A capacidade dos profissionais associados, atestada pela resposta de público e crítica, assim como pelos prêmios conquistados em festivais nacionais e internacionais, transformou a Casa de Cinema de Porto Alegre numa referência do cinema brasileiro contemporâneo.

Empresas Distribuidoras: 

Sobre Boulevard Filmes

A Boulevard Filmes, em operação desde 2013, é uma produtora e distribuidora audiovisual sediada em São Paulo, que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de distribuição compatíveis com cada projeto. A empresa  se dedica principalmente à produção (curtas e longas) e distribuição (longas) de cinema brasileiro independente. A versatilidade e a busca pela diversidade são suas principais características, firmando parcerias com diretores e produtoras de Norte ao Sul do país.

Enquanto distribuidora, é responsável pelo lançamento comercial de mais de 20 longas, como: Amor, Plástico e Barulho, Carro Rei, Histórias que o nosso cinema (não) contava, Libelu – Abaixo a Ditadura, Legalidade, Raia 4, Proibido Nascer no Paraíso, Bizarros Peixes das Fossas Abissais, dentre outros.

Sobre Vitrine Filmes

A Vitrine Filmes é uma distribuidora de cinema independente que, há 15 anos, promove e valoriza o audiovisual brasileiro e latino-americano. Foi pioneira na descentralização do circuito exibidor com o projeto Sessão Vitrine e, desde 2020, vem ampliando sua atuação com iniciativas como a Vitrine España, dedicada à produção e distribuição de filmes na Europa; o selo Manequim, voltado a títulos com apelo mais amplo; o curso online Vitrine Lab; e a Vitrine Produções, focada no desenvolvimento de novos projetos brasileiros.

Mais de 5 milhões de pessoas já assistiram aos filmes da Vitrine nos cinemas. Entre os destaques do catálogo estão “Bacurau”, vencedor do Prêmio do Júri em Cannes; “Druk – Mais Uma Rodada”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e “Nosso Sonho”, a cinebiografia de Claudinho e Buchecha, maior bilheteria nacional em 2023.

Em 2025, a Vitrine já lançou “Baby”, de Marcelo Caetano, exibido em Cannes, e prepara o relançamento de “Saneamento Básico” e “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado, com cópias restauradas em 4K. Ainda este ano, chegam aos cinemas “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, vencedor do Urso de Prata em Berlim e “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho com Wagner Moura, Maria Fernanda Candido e Gabriel Leone no elenco.

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