Casa Cheia no Workshop do Procultura em Pelotas


2010-08-26workshopprocultura_jgUma programação com lista de espera. Assim teve início, no final da tarde desta quinta-feira (26), o primeiro dia de workshop focado no edital do Procultura. Com o Bistrô da Secult completamente tomado por produtores culturais, diretores, atores e demais trabalhadores da área cultural do Município, o titular da Gaia Produções, Fernando Keiber, deu início aos trabalhos.

A programação, que terá uma nova edição amanhã, na mesma hora e local, tem por objetivo dirimir dúvidas acerca dos Editais do Procultura.
Para o palestrante, Fernando Keiber, “tudo é uma questão de capacitação. Os agentes da cultura precisam complementar seus conhecimentos em termos de projetos para, desta maneira, otimizar os poucos recursos disponíveis para a cultura, como é o caso da Lei de Incentivo à Cultura e o próprio Procultura”, explica ele. Fernando explica que sua missão, enquanto palestrante, é a de diminuir distâncias entre os projetos que os trabalhadores da cultura têm idealizado e o que realmente é expresso no papel. “Precisamos diminuir esta distância, criando e formatando bons projetos, e por isso estou aqui”, termina ele.

Para os participantes, a importância da realização de um workshop com este foco é indiscutível: “Fiquei com muitas dúvidas quando li o edital, especialmente no que diz respeito às planilhas de custos. Uma das dúvidas que pretendo dirimir hoje, diz respeito aos recursos financeiros do Procultura, pois não sei se os valores disponíveis para cada área (teatro, música, cinema, etc.), são iguais. Por isso estou aqui para acompanhar o workshop”, explica o produtor cultural e cineasta Alexandre Mattos, da Moviola Filmes.

Para Roberta Rangel, trabalhadora das Artes Cênicas, a dificuldade maior é montar um bom projeto no papel, preencher os anexos do edital, reunir a documentação e, principalmente organizar a planilha orçamentária. “Essa é uma oportunidade única para que possamos tirar dúvidas e entender os trâmites do processo”, comenta.
O workshop acontece novamente hoje (27), no Bistrô da Secult, das 17h às 21h.

Fonte:
pelotas.com.br
Fotógrafo: Jorge Gonçalves – 6117