A biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (SME),  localizada na rua 15 de Novembro, 471, no centro, em um dos prédios  históricos de Pelotas, é um espaço que integra educação e a riqueza  cultural do Município em um mesmo endereço.
O local oferece à  comunidade escolar um auditório, sala de reuniões, sala de leitura,  acervo de livros de pesquisa, sala de multimídia equipada com 11  computadores, videoteca, teatro, biblioteca, brinquedoteca, sala para  oficinas, sucatoteca e espaço para higienização de resíduos recicláveis.  O espaço é decorado de forma lúdica e pedagógica com murais que ensinam  conteúdos práticos como dias da semana, datas comemorativas, sinais de  trânsito, higiene, entre outros.
De acordo com a diretora do  Departamento de Políticas do Educando da SME, Leila Brod, a biblioteca  conta com um acervo de mais de dez mil exemplares, entre livros  didáticos, coleções completas de enciclopédias, livros em Braille,  revistas semanais, acervo com a história de Pelotas e do Estado,  conjunto de livros infantis e infanto-juvenis. Leila explica que todo o  acervo é separado por cores, colocando em prática o projeto Biblioteca:  Colorindo e Organizando, coordenado por ela, o qual utiliza o método de  codificação de livros por cores, que pretende proporcionar ao usuário um  acesso mais fácil e rápido ao material procurado e, além disso,  constitui-se em mais uma série de procedimentos que visam não apenas  solucionar as dificuldades de consulta, mas também incentivar a  frequência às bibliotecas escolares. “Temos aqui na biblioteca o Banco  do Livro, onde recebemos doações de obras dos mais diversos gêneros”,  acrescenta Leila.
O auditório é utilizado para reuniões,  formaturas, cursos e oficinas, especialmente na formação de professores.  Qualquer secretaria da prefeitura e também outras prefeituras da região  podem utilizar este espaço, bastando, para isso, agendarem através do  telefone (53)3921-6175.
O espaço de multimídia conta, além de 11  computadores, com data show, equipamento de vídeo, televisor e dvd, os  quais podem ser utilizados pela comunidade em geral, mediante  agendamento.  Leila acrescenta que os professores da rede municipal  podem fazer a “Hora do Conto”, utilizando o espaço de teatro, fantoches e  dedoches para entretenimento educacional dos alunos da pré-escola.
A brinquedoteca e a sucatoteca unem educação e consciência ambiental,  aproveitando resíduos recicláveis para produção de material pedagógico,  como jogos, bonecos e carrinhos. O objetivo é proporcionar a utilização  do lúdico como material de ensino e estímulo dos sentidos. Leila conta  que já foram feitas mais de mil oficinas de brinquedo, utilizando  resíduos recicláveis, para os professores de educação infantil, com a  instrutora Isabel Benites.
Todo o acervo da Biblioteca está  disponível à comunidade para consulta local.  Os usuários da rede  municipal de ensino e funcionários do Município podem levar os  exemplares para casa, como empréstimo, até três livros por 15 dias,  comprometendo-se a devolvê-los ou renovar o prazo de entrega.
A  Biblioteca da SME funciona das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, de  segunda a sexta-feira.
Fonte: pelotas.com.br
Redator: Berenice Costa       MTB: 11.381

Editor, gestor de conteúdo, fundador do ecult. Redator e pretenso escritor, autor do romance Três contra Todos. Produtor Cultural sempre que possível.