Alunos de Cinema de Animação visitam estúdios em Porto Alegre


No dia 20 de maio, 34 alunos do curso Cinema de Animação, do Centro de Artes, estiveram em Porto Alegre para realizar atividades complementares, acompanhados pelos professores Alexandre Maschio e Carla Schneider. A UFPel disponibilizou o ônibus que proporcionou o deslocamento necessário para que pudessem visitar três estúdios/produtoras de animação em destaque no estado.

Pela manhã, os alunos foram recebidos pela equipe do Dr.Smith! (www.drsmith.com.br), estúdio que cria diversas campanhas publicitárias nas mais variadas técnicas de animação e que é precursor na realização de comerciais animados usando a técnica 3-D com projeção estereográfica (requer uso de óculos especiais).
Já no turno da tarde, os alunos conheceram os estúdios Armazém de Imagens e Otto Desenhos Animados que estão realizando filmes animados em longa-metragem. Na produtora  Armazém de Imagens (www.armazemdeimagens.com.br), os alunos puderam reconhecer como é um processo misto de produção da animação para o cinema, usando as técnicas 2D e 3D, tanto em rotinas artesanais (papel) como em formatos digitais (computador). Puderam ainda conhecer a nova versão do trailer de As Aventuras do Avião Vermelho (http://www.aviaovermelho.com.br) primeiro longa-metragem gaúcho animado para o público infantil, baseado em livro homônimo de Érico Verissimo.

Por fim, na visita à produtora Otto Desenhos Animados (www.ottodesenhosanimados.com.br) aprenderam sobre toda a estrutura da empresa e as etapas de produção da animação Até que a Sbornia nos Separe, longa-metragem inspirado no espetáculo teatral Tangos e Tragédias.

Os professores responsáveis por estas atividades enfatizam a necessidade e relevância de oportunizar aos alunos esta aproximação entre os conteúdos vistos e exercitados em sala de aula com a realidade prática profissional. Isto envolve desde a mera observação dos profissionais em dia e ambiente de trabalho, até o debate a partir do relato e questionamentos que surgem neste contato direto com os profissionais da área. A percepção é que os alunos compreenderam vários aspectos da realidade profissional de sua área de estudos. Contudo, ainda participarão de um debate no qual serão revistos, avaliados e criticados elementos observados para que os novos conteúdos possam ser efetivamente incorporados.

Fonte:
Coordenadoria de Comunicação Social
Universidade Federal de Pelotas

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