Semana de Pelotas terá cruzeiro e festival de jazz


Depois de cumprir agenda em Porto Alegre, o vice-prefeito Fabrício Tavares traz boas notícias para Pelotas. Mais dois eventos de repercussão, no mínimo nacional, para a programação que integra os 200 anos de Pelotas, lançada em julho de 2009, quando o município completou 197 anos: em maio o Cruzeiro da Amizade e em julho o Festival de Jazz.

Em reunião ontem (16) com o diretor de Cultura do Sesc/RS, Sílvio Bento, foi fechada a parceria para a abertura da Semana de Pelotas, de 1º a 4 de julho, com o 1º Festival de Jazz de Pelotas. O evento apresentará músicos locais e de renome nacional. Fabrício diz que o objetivo é valorizar a cultura da cidade, já que Pelotas possui vários talentos. Agora a Prefeitura e o Sesc estão definindo as responsabilidades de cada um na realização do Festival, buscando parcerias e a definição dos músicos contratados. Ele diz que uma das parcerias buscadas é com o Conservatório de Música para a realização de workshops.

Hoje (17), Fabrício teve reunião com a Secretaria Estadual de Turismo, Esporte e Lazer e a Fundação do Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs), onde protocolou o projeto para a realização do Cruzeiro da Amizade. O evento é fruto de uma parceria com o município vizinho – Rio Grande. Na segunda edição (2008) do Cruzeiro, que acontece a cada dois anos, Rio Grande entrou no circuito e os veleiros participantes ficaram 14 dias na cidade. Graças à parceria, neste ano Pelotas receberá os 50 veleiros participantes por, no mínimo, três dias. Porém, as datas de chegada e partida dependem das condições do tempo. O Cruzeiro parte de Buenos Aires e termina em Angra dos Reis. Cada uma das embarcações possui, em média, cinco tripulantes, ou seja, passarão por Pelotas cerca de 250 pessoas de diversas nacionalidades. Aqui eles serão recepcionados e conhecerão o centro histórico, as charqueadas – onde Pelotas iniciou, e o Arroio Pelotas – patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.

De acordo com Fabrício, o objetivo das atividades é atrair turistas e investimentos para o município. O Cruzeiro da Amizade visa fomentar e divulgar, especialmente, o potencial de turismo náutico de Pelotas e região.

Fonte: pelotas.com.br
Redator: Alessandra Meirelles MTB 10052