Quinteto Brasília chega ao RS para turnê por nove cidades


Apresentações integram programação do Projeto Sonora Brasil Sesc e têm entrada franca.

Nove cidades gaúchas receberão, entre os dias 29 de agosto e 7 de setembro, a turnê do Quinteto Brasília. Promovido pelo Projeto Sonora Brasil Sesc, o circuito inicia por Porto Alegre e depois segue para Novo Hamburgo, Montenegro, Camaquã, Pelotas, Alegrete, Santa Rosa, Passo Fundo e Ibirubá. Na Capital, a apresentação acontecerá no dia 29, às 20h, no Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665). Todas as apresentações têm entrada franca.

Criado em 2000, o Quinteto Brasília é um dos principais grupos de câmera da região Centro-Oeste e um dos poucos quintetos clássicos de sopros em atividade no país. Atua com regularidade nos espaços dedicados à música de concerto, especialmente em Brasília e entorno, e tem se dedicado à apresentação de obras de compositores da atualidade. Seus integrantes são todos também professores em universidades ou músicos de orquestra. O grupo é formado por Sérgio Barrenechea (flauta), José Medeiros (oboé), Félix Alonso (clarineta), Gustavo Koberstein (fagote) e Stanislav Shulz (trompa).

Outras informações podem ser obtidas nas Unidades do SESC que recebem a atração ou através do site www.sesc-rs.com.br/artesesc.

Sobre o Sonora Brasil Sesc – A cada nova edição, o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país. A ação possibilita às populações o contato com a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia. O projeto tem a proposta de despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país. Todas as apresentações são essencialmente acústicas, valorizando qualidade das obras e de seus intérpretes. Até dezembro deste ano, serão realizadas 450 apresentações em 128 cidades. Desde a sua primeira edição, em 1998, já passaram pelo Sonora Brasil cerca de 60 grupos, em mais de 3.500 apresentações por todo o país, alcançando um público superior a 500 mil espectadores.

O biênio 2013/2014 do Sonora Brasil Sesc tem como temas “Tambores e Batuques” e “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”. Neste ano, o Rio Grande do Sul recebe as apresentações dos grupos com a temática “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”. Já a temática “Tambores e Batuques” chegará ao Estado, em 2014. Neste segundo tema, um dos grupos em turnê pelo Brasil é o Alabê Ôni, formado pelos gaúchos Richard Serraria, Kako Xavier, Pingo Borel e Mimmo Ferreira.

A temática “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” traz à tona a força deste compositor reconhecido pela importância para o desenvolvimento da música no Brasil e que teve reverenciada atuação também como crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, que em 2013 chegam à 20ª edição. Os programas apresentam, além da música de Edino, obras de compositores diversos que foram apresentadas nas Bienais.

Outras informações podem ser obtidas nas Unidades do Sesc que recebem a atração ou através do site www.sesc-rs.com.br/artesesc. O cronograma completo pode ser conferido abaixo.

PROGRAMAÇÃO:

* Quinteto Brasilia

29 de agosto – Porto Alegre
Local: Teatro do Sesc Centro – Av. Alberto Bins, 665
Horário: 20h

30 de agosto – Novo Hamburgo
Local: Fundação Ernesto Frederico Scheffel – R. General Daltro Filho, 911
Horário: 20h

31 de agosto – Montenegro
Local: Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Rua José Carlos de Oliveira, 120
Horário: 20h

1º de setembro – Camaquã
Local: Cine Teatro Coliseu – Rua Duque de Caxias, 190
Horário: 16h

2 de setembro – Pelotas
Local: Bibliotheca Pública Pelotense – Praça Coronel Pedro Osório, 103
Horário: 20h

4 de setembro – Alegrete
Local: Centro Cultural Adão Ortiz Houayek – Praça Oswaldo Aranha, s/nº
Horário: 20h

5 de setembro – Santa Rosa
Local: Teatro do Sesc Santa Rosa – Rua Concórdia, 114
Horário: 20h30

6 de setembro – Ibirubá
Local: Plenário da Câmara de Vereadores – Rua Firmino de Paula, 780
Horário: 20h

7 de setembro – Passo Fundo
Local: Teatro do Sesc Passo Fundo – Av. Brasil, 30
Horário: 20h

Fonte: Enfato Multicomunicação