Banda pelotense Esquimós lança disco virtual


Foto: Marco Costa – Especial DP
Foto: Marco Costa – Especial DP

Os garotos da The Raves cresceram. Se antes tinham 17 anos e produziam um típico rock britânico; agora, com 21 (dois anos após o término da banda), os amigos Joaquim Mota, Matheus Costa e César Gularte Xedar buscam se dissociar das canções juvenis e interpretadas em inglês para apresentar um trabalho mais regional e intimista. Fruto do amadurecimento de cada integrante, surge a Esquimós, uma nova banda com proposta totalmente diferente: músicas em português e com maior dedicação às letras. O resultado desse experimento poderá ser ouvido a partir de quinta-feira (20), às 20h, com o lançamento virtual do álbum Leve mente leve.

Nesse processo de transição, o ex-The Raves Guilherme Castilhos partiu para integrar a The Woods. Em compensação, juntou-se ao trio da Esquimós, o guitarrista Paulo Barbosa. Foram três meses de laboratório, encontrando as composições certas e gravando no estúdio A Vapor. As músicas abordam desde temas simples, como casos de amor, até críticas à sociedade. O grupo utiliza as experiências pessoais como matéria-prima na hora de compor.

Estética do projeto
A divulgação do novo trabalho tem se desenvolvido praticamente através da fanpage . Nos últimos dias, a banda promoveu dois vídeos que funcionam como teasers. Produzidos pela Bah! Filmes, com direção e pós-produção do estudante de Cinema da UFPel, Júlio Sperling, as imagens gravadas em diversos pontos de Pelotas mostram uma figura semelhante a um esquimó. A intenção do grupo é se relacionar mais com suas raízes e, especialmente, a cidade.

Álbum em processo
O grupo possui duas importantes datas para este mês. A primeira é quinta-feira, dia 20 de setembro de 2012, com o lançamento do Lado A do projeto Leve Mente Leve, com cinco músicas a serem disponibilizadas gratuitamente para download no site oficial. No dia 28 de setembro está marcado o primeiro show da Esquimós, em festa no Galpão. Até o final do ano, os rapazes pretendem gravar de cinco a sete músicas a fim de completar o Lado B, lançando então o CD físico com todas as faixas.

Por: Max Cirne
Fonte: diariopopular.com.br