As portas estão abertas para que se adentre ao subterrâneo. Em suas profundezas, repousa um mistério que está prestes a ser revelado. Toda essa expectativa faz parte de “O casarão”, novo livro da escritora Lisiani Rotta, que oferece uma envolvente história de crime e suspense para todas as idades. O lançamento em Pelotas ocorre na próxima terça-feira (26), às 19h, no 4 Galeria Café (rua Santos Dumont, 125).
Instalado nos túneis da antiga Cervejaria Ritter (1986-1940), o 4 Galeria Café foi escolhido para sediar a noite de autógrafos porque integra a memória de Pelotas. “O espaço cultural se relaciona diretamente com a mensagem de valorização do patrimônio histórico presente no livro”, comenta Lisiani. Além disso, a própria narrativa inclui acontecimentos que transcorrem em um obscuro túnel secreto abaixo da igreja da cidade.
Entre lembranças e assombrações
Depois do infantil “O pintinho rouco” (2000) e da coletânea de crônicas “Ao pé do ouvido” (2011), o terceiro livro de Lisiani Rotta aposta em uma aventura repleta de tons sombrios. A narrativa transcorre na pacata e interiorana Vila Verde, onde os moradores guardam um terrível segredo. Para desvendar as pistas deste mistério, um grupo de jovens terá de investigar sobre os áureos tempos do vilarejo, quando a família Milan construiu e morou no imponente palacete erguido na praça principal. O local se encontra abandonado há mais de um século, suas portas estão fechadas com correntes e as janelas com tábuas pregadas. Será preciso cruzar os velhos portões e embrenhar-se nas ruínas deste casarão para que despertem os fantasmas do passado.
“O casarão” foi idealizado como uma peça produzida junto aos alunos da Escola Mário Quintana, a qual Lisiani foi professora de teatro por nove anos e montou dez espetáculos. Com o sucesso da apresentação, a escritora começou o processo de transpor a obra da dramaturgia para o formato literário, ampliando a história a ponto de transformá-la em uma trilogia. Este primeiro volume oferece uma história completa e independente, mas prepara o terreno para sua continuação, que já se encontra em andamento.
Embora voltado ao público infanto-juvenil, “O casarão” é um livro agradável que pode encantar também os adultos. As inspirações de Lisiani Rotta foram nas histórias góticas do espanhol Carlos Ruiz Zafón e nas eletrizantes narrativas da norte-americana Tess Gerritsen. “Nas páginas, abordo temas que são importantes para discutir em família, como amizade, preservação, educação, amor e ciclos de passagem”, entrega a autora.
Etapas literárias
O pré-lançamento virtual de “O casarão” ocorreu em dezembro do ano passado, com encomendas pelo site da editora Viseu. Também foi disponibilizado no formato de e-book pela Amazon. Em 2024, a obra terá seu lançamento oficial em sessões de autógrafos e participações em feiras literárias, incluindo Pelotas, Jaguarão e Porto Alegre. Em breve, também será disponibilizada nas livrarias do país.
Leia também: Daniel Finkler lança livro de crônicas “Sob o mate derramado”
Jornalista cultural e assessor de imprensa. Mestre em Artes Visuais e Doutorando em Ciências da Comunicação. Cinéfilo, leitor voraz e boardgamer nas horas vagas.
Faça um comentário