
No dia 26 de setembro, o escritor, jornalista e tradutor Guilherme Giugliani lança em Pelotas o seu novo livro Conto de um homem só (Libretos Editora, 2025, 104 páginas, ISBN 978-85-5549-071-2, R$40). O evento será realizado às 19h na Livraria Vanguarda do Shopping Pelotas (Avenida Ferreira Viana, 1526), com bate-papo do autor com os jornalistas Lucas Kurz e Ana Cláudia Dias, além da sessão de autógrafos.
Com edição e design gráfico de Clô Barcellos, o título reúne treze narrativas fortes em mais de um sentido. “Precisão vocabular em linguagem coloquial e às vezes um tanto sincopada, a coletânea tematiza ternura, solidariedade, veraneio, indiferença, adultério, estupro, incesto e erotismo. Entre os contos, obras-primas como A queda de Kamchatka e Neve e mormaço”, observa o escritor Raduan Nassar.
Carlos André Moreira, na orelha, examina o conjunto bastante coeso em que cada história é um recorte bem delineado: “Este livro se propõe a apresentar essa solidão contemporânea, sua melancolia, suas consequências danosas, tristes e muitas vezes feias como um cristal de muitos lados. (…) Sendo um livro tão masculino sobre silêncio e solidão, faz sentido que a prosa também se dê ares lacônicos, numa clara inspiração em Hemingway e seu tom econômico na superfície com riqueza de subtextos na camada mais profunda. A diferença é que seus subtextos, ao contrário do modelo, tendem a ser mais explícitos – em um livro sobre incomunicabilidade, fica claro que Giugliani quer comunicar algo com seus contos. E o faz de modo seguro”.
E o autor arremata: “a temática da obra, em muitos pontos, é sufocante, claustrofóbica, mas, ao mesmo tempo é um livro de recomeços, pois os personagens se deparam com situações-limite em que eles precisam, quando têm a chance pra isso, tomar decisões cruciais e dar um novo rumo para as suas vidas”.
Guilherme Giugliani é escritor, jornalista e tradutor. Seu livro de estreia, Antes e depois do tempo (Terceiro Selo, 2015), foi finalista do Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores. Em 2020, lançou, também pela Libretos, Nossos sonhos são os mesmos. Possui mais de uma dezena de contos publicados em antologias e premiados tanto no Brasil quanto em Portugal. Em 2011, recebeu Menção Honrosa no Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães (Passo Fundo). No ano seguinte, foi um dos autores agraciados com o Prêmio Sesc de Contos Machado de Assis (Brasília) e, em 2019, venceu o Concurso de Contos Mario Quintana na capital gaúcha. Atualmente reside em Porto Alegre.
Painelistas:
Ana Cláudia Dias é jornalista com 30 anos de experiência na área, destes, cerca de 25 anos dedicados ao jornalismo cultural. Atualmente presta serviço ao Grupo A Hora, empresa para a qual trabalha no jornal impresso e on-line A Hora do Sul, de Pelotas, e na Rádio Pelotense, apresentando o programa Cultura em Cena.
Lucas Kurz, jornalista formado pela Universidade Federal de Pelotas. Editor-chefe do Jornal A Hora do Sul e ex-editor do jornal Diário Popular. Atuei também na assessoria de comunicação da Beneficência Portuguesa de Pelotas.

Assessora de Comunicação
Faça um comentário