Tri Amigos no João Gilberto bar em Pelotas


Depois de dividir muitas vezes os palcos de Florianópolis, os três músicos gaúchos: Guinha Ramires, Gilnei Silveira e Gelson Oliveira, trazem ao Rio Grande do Sul um pouco do eles fazem quando se juntam na capital catarinense, onde Guinha e Gilnei estão radicados e Gelson os visita frequentemente. A idéia de se apresentarem no RS, já vinha sendo amadurecida nos infindáveis encontros na “ilha”, nos shows, no sarau das segundas feiras na casa de Gilnei ou nos churrasquinhos nos dias de folga, sempre acompanhados de um bom violão e de uma boa percussão. O trio de compositores se apresenta nesse sábado no João Gilberto Bar.

Abaixo um pouco da biografia de cada um:

Guinha Ramirez

Músico “multi-instrumentista”, violonista, compositor, arranjador. Nascido em Carazinho/RS.  Radicado em Florianópolis/SC, Lagoa da Conceição, desde 1982. Torna-se, através do seu trabalho, uma das  personalidades culturais mais conhecidas e reconhecidas entre os apreciadores e produtores artísticos/  musicais. E, também, por sua contribuição para a qualificação da sonoridade brasileira, principalmente  instrumental. Várias cidades do Brasil, assim como Uruguai, Argentina, E.U.A, Áustria, Alemanha, Suíça,  tiveram a possibilidade de compartilhar os trabalhos musicais de Guinha Ramires e seus parceiros. Alguns  antecedentes das participações de Guinha Ramires:  Grupo Circuito Emocional, dez anos no Grupo de  Renato Borghetti, Banda de Nêutron, Banda Camaleão e Banda Dr.Cipó. Integrou a banda de Renato  Borgueti durante dez anos. Neste período participou de turnês pelo Brasil, Europa e Estados Unidos.  Participou da gravação de vários discos. Alguns incluindo composições suas como a música Barra do  Ribeiro. Com a cantora Elisah a parceria durou 8 anos. Foram dois cds gravados,“Como o Diabo Gosta” e “Beijo Manga” (este último gravado e mViena) e turnês pelo Brasil e Europa. A convite de Alegre Corrêa, embarca pra Viena, onde morou por algum tempo . Guinha e Alegre gravam o Cd Handmade, lançado na Europa.

Gelson Oliveira

Cantor, compositor, arranjador e produtor, Gelson Oliveira nasceu em Porto Alegre RS, em 1955. Aos 10 anos, muda com os pais para a cidade de Gramado na serra gaúcha, onde se torna artesão. Durante algumas edições do conhecido festival de cinema daquela cidade, Gelson confeccionou todos os Kikitos (troféu do evento). Paralelamente, Gelson passou cantar em grupos musicais, animando bailes nos fins de semana, contra a vontade dos pais, uma vez que ele tinha apenas 13  anos. No fim dos anos 70, Gelson decidiu voltar a residir em Porto Alegre e inaugurar sua carreira de compositor. Assim, em 79, apresenta o show “Lado a Lado”, dividido com o colega gaúcho (também estreante na época), Nei Lisboa. Depois de uma rápida passagem pelo Rio de Janeiro, onde estudou na Escola Villa Lobos (dois anos), a convite do clarinetista carioca Paulo Moura, Gelson voltou à Porto Alegre para lançar seu primeiro álbum “Terra”(83), em parceria com o baterista gaúcho Luiz Ewerling (radicado nos Estados Unidos).

De 83 à 2008, Gelson lançou vários álbuns solo ou em parceria com colegas. Recebeu prêmios importantes da música gaúcha e nacional como: Troféu Açorianos, Prêmio Lupicínio Rodrigues, Medalha de Porto Alegre, Prêmio Fiat e Prêmio Sharp. Gelson já realizou concertos com as seguintes orquestras: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra Unisinos e Orquestra da Ulbra. Gelson já se apresentou nos seguintes países: Uruguai, Argentina, França, Suíça, Itália, Áustria e Alemanha. Gelson já dividiu o palco ou gravou com muita gente boa, destaque para: Gilberto Gil, Paulo Moura, Chico César, Antônio Villeroy, Nelson Coelho de Castro, Bebeto Alves,Renato Borguetti, Guinga e Nei Lisboa.

Gilnei Silveira

 Percussionista e baterista, integrou o famoso grupo gaúcho ALMÔNDEGAS, que emplacou vários sucessos no rádio e na televisão. Gilnei ainda tem participado dos shows dos irmãos Kleiton e Kledir, onde  eles tem tido a oportunidade de cantar e relembrar junto aos fãs, as obras que durante muito tempo fizeram a trilha sonora de uma geração. Radicado em Florianópolis, Gilnei é um dos músicos mais requisitados da “ilha”, trazendo em sua bagagem a experiência de muitas gravações e shows no centro do país o que o tornou um músico eclético, pronto a transitar por infinitas vertentes.

Serviço:
Show Tri Amigos no João Gilberto Bar
data: sábado 11 de outubro
ingresso: R$8
horário: 21hs