Som de vinil irá embalar o Sofá na Rua #77 12 de junho em Pelotas


Peça gráfica: Valder Valeirão

No dia 12 de junho, próximo domingo, vai acontecer a segunda edição do Sofá na Rua em 2022. A edição #77 tem como proposta levar a cultura de vinil para o seu público.

O vinil, assim como o sofá na rua, é sinônimo de resistência. Cultuar uma arte é alastrar ainda mais uma história, levar para o grande público uma ação que acompanha diversas gerações de uma cidade. Seja na periferia, seja no grande centro, o vinil passou suas grandes épocas ditando o ritmo de bailes, casas e espaços culturais. Hoje, em 2022, o sofá na rua abraça essa arte tão valorizada na nossa região Sul. O sofá na rua começa às 11h e vai até às 20h!

Sobre as atrações

DJ Lucio convida Dj Luan e Dj Magreen!
O Lucio foi absorvido pela cultura de vinil desde a infância e, hoje, ele leva essa cultura para diversos lugares. Sempre cercado de música no seu ambiente familiar, o Lucio sempre buscou manter viva a cultura da discotecagem do Vinil participando de eventos como o Baile Perfumado (2017), Noite do Vinil (2018-2020) e o Internacional Jazz Day (2022). O DJ Lucio convida, para participar dessa grande celebração, os Djs Luan e Magreen!

O DJ Luan também é produtor e atua desde 2010 na cena Hip-hop em Pelotas, trazendo a arte dos toca-discos como forma de expressão para se conectar com as pessoas pela música. Pesquisador e apaixonado por discos de vinil, o Luan mistura no seu estilo diferentes ritmos da cultura negra como Rap, R&B, Funk, Sou, Groove, Houve e MPB.

Já o Dj Magreen, natural de Rio-Grande, conecta seu trabalho ao local. O contexto sociocultural está inserido na conexão que ele faz com o espaço, levando cultura e arte para, principalmente, os jovens. Em suas principais performances como deejay, compartilhou o palco com artistas como Racionais Mc’s, MV Bill, Kamau entre outros. Foi integrante de grupos e crews de rap e lançou disco em 2005, além de fazer participações em trabalhos de bandas influenciadas por rap metal, funky, reggae e samba rock.

Peça gráfica: Valder Valeirão

Além das atrações vinculadas ao tema da cultura de vinil, o sofá na rua contará, também, com a atração para crianças chamada “Criança que samba” – Samba no pé para crianças com a Larielly. A proposta de atividade com as crianças diz respeito a uma aula de samba no pé, onde serão trabalhadas coordenação motora, atenção e musicalidade através de músicas do gênero samba.

Como atração teatral, o sofá na rua terá uma ação de Flash Mob com b boy Falcão Wesley Costa e Larielly. A atividade, para o público em geral, baseia-se na ideia de um flash mob. Ação feita por um coletivo de pessoas que se encontram e reproduzem passos de uma mesma dança.

Artistas do flash mob

Peça gráfica: Valder Valeirão

Larielly Donini Gonçalves: Atuante no carnaval desde a infância, Larielly passou por algumas entidades do carnaval de rua de Pelotas, em diferentes funções. Atualmente, encontra-se como uma das princesas que representam a corte do carnaval da cidade. E também desenvolve sua dança juntamente à companhia de dança afro Daniel Amaro.

Lucas Falcão: De nome artístico Bboy Falcão, Lucas atua há 11 anos na área do breakdance e já participou de diversos eventos, como por exemplo, metting of styles (evento de grafite) Batlle In The Cypher, dança Pelotas, Dança Bagé, Dança Arroio Grande, Campeão no Encontro regional de cultura,(Pinheiro Machado). Fez parte do Grupo "Bboy Soul Beat Crew" Fundada por "Lasier Almeida". Atualmente Dança no grupo "Rua Em Cena" dirigido por "Taison Furtado".

Weslley Costa: Começou a dançar profissionalmente em 2018 e atualmente dá aulas de hip-hop e coreografias na Adágio escola de dança em Pelotas e recentemente criou o grupo "The dancers factory" (@dancersfactory) com o intuito de ajudar com o processo de desenvolvimento de bailarines na cidade de Pelotas.

Microfone aberto

Reforçando a voz para as nossas escutas, o microfone do sofá na rua estará aberto para todas e todos que quiserem passar algum recado. Lembrando que o mês de junho é o mês de luta LGBTQIA+ e combate à homofobia, o microfone estará aberto para uma discussão sobre o amor pleno e apoio total para com a diversidade. Quem quiser, está convidada(o) para assumir o mic e expor seu pensamento!

Peça gráfica: Valder Valeirão

Sofá na Rua – Edição º 77
Quando: 12 de Junho de 2022
Local: José do Patrocínio esquina com Conde de Porto Alegre (Em frente ao Galpão Satolep)
Horário: 11h às 20h

Novo horário

A organização do evento está intensificando a divulgação do novo horário do sofá na rua para o seu público. O intuito, a partir dessa edição, a #77, é começar o evento mais cedo – para acabar mais cedo também – com a ideia de que se possa aproveitar o dia, a fim de que o público possa curtir as atividades propostas para o evento, como também, a feira de empreendimentos criativos e solidários. A organização reforça o novo horário com a prerrogativa de que os produtores, e o grande público, consigam realizar essa troca.

Economia de empreendimentos criativos e solidários
A ideia é conglomerar, em um único espaço, diversas frentes da nossa cidade que tem a sua produção e colocam para venda em eventos de rua, assim como é o Sofá na Rua. Com isso, o público poderá chegar mais cedo, consumir produtos locais, ajudar no incentivo da cadeia produtiva da nossa cidade e dos nossos produtores, e ir embora mais cedo com segurança, tranquilidade e a certeza de que a produção da economia local está girando. Na edição de número 77, o sofá na rua contará com, aproximadamente, 27 empreendimentos expondo os seus produtos.

Apoio
O Sofá na Rua faz parte do projeto OTROPORTO – Rede de Economia Criativa, com realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura, financiamento da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal e patrocínio da Sagres, CMPC e CCGL.

Peça gráfica: Valder Valeirão

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*