Funkalister na Next em Pelotas


O Facool trás a Pelotas a banda Funkalister, dia 29 na boate NEXT, dentro do cronograma de comemoração dos 2 anos de atividade do Facool Pelotas.

A Funkalister foi formada em 2002, em Porto Alegre. A principal influência da banda é a música negra, principalmente o Funk dos anos 70, passando pelo Rock, pelo Jazz e chegando até ao Samba.
A banda busca uma sonoridade típica das décadas de 60 e 70. O groove de baixo e bateria são fundamentais, e se misturam com teclados eletro-mecânicos e analógicos tais como sintetizadores, pianos elétricos e clavinetes, além do naipe de sopros bem atuante formado por trompete, sax, trombone e flauta.

Da fonte inesgotável do universo musical, podem ser destacados como importantes influências as obras de Eumir Deodato, Banda Black Rio, Robson Jorge e Lincoln Olivetti, João Donato, Parliament-Funkadelic, James Brown e Stevie Wonder.

Com o passar do tempo a banda cresceu, tomou corpo e em 2006 nasceu o primeiro disco, “Volume 1. O dia-a-dia de empenho, trabalho e criatividade trouxeram maturidade suficiente para que a banda voltasse ao estúdio para gravar um novo disco de músicas inéditas, outra vez independente. As gravações ocorreram entre 2007 e 2008 e contaram com participações de alguns parceiros musicais.
O segundo disco, “Volume 2”, foi lançado em outubro de 2008 e obteve ótimos resultados. Muitas de suas músicas também são usadas de trilhas para programas, além dos DJs, que sempre tocam a banda em suas festas de “Black Music”.

Em 2010, a Funkalister, que se concentrava mais em estúdio e gravações, deu uma virada em sua carreira, passando a fazer shows importantes e com regularidade, ampliando cada vez mais seu público. Destaque para os shows do Brasil Rural Contemporâneo (evento que reuniu artistas como Gilberto Gil, Nei Lisboa, Monobloco, Frank Jorge, entre outros), o primeiro show da banda em teatro (Teatro Renascença, Porto Alegre, com participação especial do guitarreiro Luis Vagner), o primeiro show da banda na cidade de São Paulo (SESC Vila Mariana) e participação no Circuito Bohemia de Música Instrumental, aonde a banda foi destaque em duas apresentações.

Em 2013 a banda lança seu trabalho mais maduro, o Vol. 3. Gravado em 2012 no Estúdio IAPI, mixado e masterizado no Estúdio Mubemol, o disco é um divisor de águas na trajetória da banda. O extremo cuidado e bom gosto nas composições, arranjos e timbres fazem do Vol. 3 o grande disco da Funkalister.