Premiado espetáculo “Instinto” terá duas apresentações gratuitas no Teatro Marília, em Belo Horizonte

Alexsander Vidaleti e Fabiane Severo estão no elenco — foto: Laura Testa

Vencedor do prêmio norueguês Ibsen Scope, Instinto estará em cartaz em Belo Horizonte pela primeira vez.O espetáculo do Coletivo Gompa — um dos mais inovadores grupos teatrais gaúchos — é uma metáfora do panorama político mundial, muitas vezes, marcado pelo extremismo. As apresentações serão nos dias 28 de fevereiro, sábado, às 20h, e 1º de março, domingo,às 19h, no Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 — bairro Santa Efigênia). Na última sessão, haverá tradução simultânea em libras e audiodescrição. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis a partir de 25 de fevereiro pela plataforma Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/114347).

Com direção de Camila Bauer e dramaturgia de Giuliano Zanchi, a produção é baseada na obra Brand do renomado dramaturgo norueguês Henrik Ibsen (1828 – 1906). Só que, nessa adaptação, os atores Alexsander Vidaleti, Fabiane Severo, Liane Venturella e Nelson Diniz atuam como macacos enjaulados, utilizando máscaras de látex que cobrem a cabeça inteira. 

Mesclando teatro, dança, música e artes visuais, Instinto expõe o limiar entre o ser humano e a representação de primatas, interrogando com humor e sarcasmo os limites tênues da nossa própria humanidade. A encenação traz à tona o papel do líder frente à sociedade enquanto massa silenciosa e até onde vamos em nome dos nossos ideais. Para os espectadores, fica a pergunta: será que nossa capacidade de raciocínio é suficiente para nos tornar realmente superiores aos animais?

— Os macacos são um contraponto ao humano. Pra gente, eles trazem leveza, mas também o instinto. Os animais elegem seus líderes visando a capacidade de sobrevivência, as qualidades necessárias pra manter o bando forte. O ser humano se baseia em interesses pessoais, mesmo que isso signifique a destruição de seus semelhantes. A gente perdeu parte do instinto e nos tornamos profundamente racionais e egoístas — explica a diretora Camila Bauer

A trilha sonora é executada ao vivo por Álvaro RosaCosta e Paola Kirst. A equipe é composta ainda por Élcio Rossini (cenografia) Ricard Vivian (iluminação e videografia), Daniel Lion (figurinos) e Carlota Albuquerque (provocação coreográfica). 

Após realizar uma temporada no SESC Copacabana, no Rio de Janeiro, em 2025, a montagem foi indicada ao Prêmio Shell de Teatro, considerado o maior do gênero no país, na categoria melhor direção para Camila Bauer. A cerimônia de entrega das estatuetas será realizada no dia 18 de março, em São Paulo. 

— Fiquei muito honrada com a indicação ao Prêmio Shell de direção. Trata-se de um dos principais prêmios nacionais e só de estar entre tantos artistas maravilhosos, rompendo esta barreira geográfica, já é uma enorme conquista. Com o Coletivo Gompa, estamos há anos circulando pelos principais festivais do Brasil e com diversas colaborações internacionais, então esta indicação sela um momento muito bonito do coletivo, o que nos deixa muito felizes. Instinto é um trabalho construído de modo muito colaborativo entre a equipe, marcando um modo de criar com o qual tenho me comprometido — comemora a diretora.

No dia 28 de fevereiro, à tarde, o Coletivo Gompa fará um intercâmbio com o grupo teatral mineiro Quatroloscinco. A atividade será fechada ao público em geral. As apresentações em Belo Horizonte integram o projeto Instinto — circulação e conexões, selecionado no edital da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul — SEDAC PNAB RS 23-33/2024.

> PROJETO PREMIADO NA NORUEGA:

Instinto venceu o edital de financiamento de montagens norueguês Ibsen Scope, em 2022 — cinquenta e quatro projetos de trinta países concorreram ao prêmio, sendo apenas cinco foram selecionados. A peça estreou na capital gaúcha no ano seguinte e teve sessões lotadas nos festivais Porto Alegre em Cena e Palco Giratório SESC. A companhia gaúcha também conquistou a premiação europeia em 2019, quando a montagem Inimigos na Casa de Bonecas foi exibida no Teatro Ibsen, em Skien, na Noruega.


> O COLETIVO GOMPA

Fundado em Porto Alegre em 2014, o Coletivo Gompa é formado por artistas que desenvolvem projetos de experimentação em dramaturgia e linguagem cênica, pesquisando cruzamentos entre teatro, dança, música, artes visuais e audiovisual. Tem como ênfase a fusão das diferentes artes como princípio narrativo. As criações são feitas em colaboração com atores, bailarinos e músicos de diferentes escolas e companhias. O grupo possui também uma atenção especialmente voltada a experimentações de linguagens que ampliem os limites do que compreendemos por teatro para adultos e teatro para público infantojuvenil.

Em uma década, o Coletivo Gompa produziu onze espetáculos teatrais premiados e vistos em cidades brasileiras e até fora do país: As Aventuras do Pequeno Príncipe (2014), Margem Oculta (2016), Chapeuzinho Vermelho (2017), Inimigos na Casa de Bonecas (2018), Frankenstein (2019), Olga (2020), Derrota (2021), Amazônia (2022), Frankinh@ — uma história em pedacinhos (2022), Instinto (2023), Meretrizes (2023) e A Menina dos Olhos d´Água (2025). Também lançou cinco obras audiovisuais: A Última Negra (2021), A Derrota (2021), A Avó da Menina (2021), A Mãe da Mãe da Menina (2021) e À Borda da Vida (2024).

>> SERVIÇO:

QUANDO: 28/02 e 1º/03 — sábado, às 20h, e domingo, às 19h. 

ONDE: Teatro Marília (Av. Prof. Alfredo Balena, 586 — bairro Santa Efigênia)

QUANTO: Gratuito

DISTRIBUIÇÃO DE INGRESSOS: A partir de 25/02 pela plataforma Sympla (https://bileto.sympla.com.br/event/114347).

DURAÇÃO: 60 minutos

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: 14 anos

INCLUSÃO: Na sessão do dia 1º/03, haverá tradução simultânea em libras e audiodescrição.

Foto: Laura Testa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*