
Nos dias 09 e 10 de junho, o Bando de Brincantes apresenta o espetáculo Bambu Bambá no Multipalco Eva Sopher, dentro da programação do FESTECRI (Festival de Teatro para Crianças). As sessões ocorrem sempre às 15 horas no Teatro Oficina Olga Reverbel, com entrada franca.
As duas apresentações integram o projeto “Bambu Bambá: Brincantes Sem Fronteiras”, financiado por meio do programa Pró-Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil. O projeto inclui, ainda, uma temporada da peça no Teatro de Lünen, na Alemanha, no mês de outubro, dentre outras atividades.
Com dramaturgia original de Viviane Juguero, que assina a direção ao lado de Jessé Oliveira, “BAMBU BAMBÁ” acompanha a emocionante jornada de Bambá, interpretado por Éder Rosa, um menino que se vê obrigado a deixar sua comunidade em busca de novos horizontes. Enfrentando uma série de desafios, ele descobre a força de suas raízes culturais e a importância de aprender com novas experiências. Com uma estética inovadora que mescla artesanalidade e tecnologia, a peça encanta o público ao integrar movimentos acrobáticos dinâmicos, projeções visualmente impactantes e uma trilha sonora envolvente executada ao vivo pelo performer Henrique Rosa Juguero, por vezes como um DJ e em outros momentos tocando acordeão ou percussão, percussão, sob a direção musical de Everton Rodrigues.
Através de uma narrativa que emociona e diverte, “BAMBU BAMBÁ” celebra a diversidade de pessoas e a riqueza das múltiplas culturas, promovendo uma mensagem poderosa sobre inclusão, resiliência e a beleza da transformação. Neste espetáculo, cada passo de Bambá é uma lição sobre pertencimento e adaptação, mostrando que, apesar dos desafios, as raízes permanecem firmes e as aprendizagens tornam-se oportunidades de crescimento. Uma experiência teatral que inspira reflexões profundas e exalta a união das diferenças.
O espetáculo para crianças aborda a temática da diáspora por meio de uma linguagem não verbal universal, que pode ser compreendida por crianças de diversos países, com base na lógica lúdica infantil. O próprio título se constitui como uma brincadeira sonora similar às parlendas e trava-línguas, populares em diversos países e culturas.
Agendamentos e reservas podem ser realizados pelo festecriproducao@gmail.com. Maiores informações pelo https://theatrosaopedro.rs.gov.br/ ou pelos perfis no Intagram @bando_de_brincantes e @festecri.
Ficha Técnica Bambu Bambá:
Argumento e dramaturgia original: Viviane Juguero
Direção: Jessé Oliveira e Viviane Juguero
Elenco: Éder Rosa (atuação), Henrique Rosa Juguero (músico-performer). Glau Barros e Jessé Oliveira (atuação nas gravações em vídeo)
Direção e Produção Musical: Everton Rodrigues
Trilha Sonora Original: Músicas instrumentais no acordeão: Henrique Rosa Juguero (Títulos: “Ender’ell”, “Buena Cachorrada”, “Da Torre à Mesquita”)
Leitmotiv (tema recorrente): Éder Rosa
Canção do Bambá: Viviane Juguero e Henrique Rosa Juguero
Arranjos gravados: Everton Rodrigues
Figurinos: Éder Rosa
VJ: Jana Castoldi
Iluminação: Kathy Perkins e Jessé Oliveira
Colaborações dramatúrgicas: Afeif Ismail (Sudão/Austrália), Éder Rosa (Brasil), Jessé Oliveira (Brasil)
Consultorias dramatúrgicas: Bárbara Kastner (Alemanha), Jerry Adesewo (Nigéria), Kathy Perkins (EUA)
Parcerias em ambos espetáculos:
CBTIJ – Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude
ASSITEJ – Associação Internacional de de Teatro para a Infância e Juventude
IIAN – Rede Internacional de Artes Inclusivas
O Bando de Brincantes é um coletivo de arte dedicado à criação de trabalhos artísticos para crianças e jovens, com uma estética que celebra a brasilidade. Formado majoritariamente por pessoas negras e de origem periférica, o coletivo objetiva proporcionar o empoderamento das crianças por meio da representatividade e da promoção da beleza da diversidade, com base em trabalhos emocionantes, divertidos e reflexivos. Em 2025, o Bando de Brincantes completa 20 anos de atuação, nos quais realizou diversas peças de teatro, criações audiovisuais, livros, CDs e cursos de formação, reunindo a prática artística a investigações sobre arte, educação e infância, em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado. O Bando apresentou para milhares de crianças nos mais distintos ambientes sociais, no Brasil e no exterior, mantendo laços colaborativos com diversas redes e instituições nacionais e internacionais, como o Nordic Black Theatre, na Noruega, onde a diretora do coletivo integra o corpo docente.
SERVIÇO:
>Espetáculo “Bambu Bambá” (45 minutos, classificação indicativa: 6+ Livre para todos os públicos), do Bando de Brincantes, no Teatro Oficina Olga Reverbel (Multipalco Eva Sopher – Rua Riachuelo, 1089 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS), dentro da programação do FESTECRI
Dias 09 e 10 de junho de 2025, às 15h – Entrada Franca
Apresentações integrantes do projeto “Bambu Bambá: Brincantes Sem Fronteiras”, financiado por meio do programa Pró-Cultura da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com recursos da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc) do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil.
O projeto inclui apresentações no Teatro de Lünen, na Alemanha, no mês de outubro, dentre outras atividades.
Maiores detalhes e imagens no link Bambu Bambá: Bando de Brincantes | Linktree

Assessora de Comunicação
Faça um comentário