Literatura: IV Festim de Maio acontece nesse fim de semana em Pelotas


Foto: Laureano Bittencourt

Evento literário promovido pelo Coletivo Autores de Pelotas começa nesta sexta e vai até domingo, com várias atrações gratuitas e abertas ao público

Começa nesta sexta-feira (27), a sua quarta edição do Festim de Maio #EuLeioPelotas, evento literário promovido pelo Coletivo Autores de Pelotas (CAP) – o segundo em formato presencial, devido à pandemia do novo coronavírus. A celebração busca dar visibilidade à produção dos escritores locais e se estende até domingo com sarau, bate-papo, oficinas, sessão de autógrafos coletiva, feiras de livros dos integrantes do CAP, sorteios de 10 exemplares, e um picnic literário de encerramento, no Parque da Baronesa.

Sexta-feira (27)
A abertura será no Utopia Casa Bar, com um Sarau Literário. Haverá leituras de poemas ou trechos de textos dos autores do CAP com entrevistas curtas conduzidas pelos escritores/atores Charlie Rayné e Joice Lima, integrantes do Coletivo, e pela atriz Roberta Pires, como convidada especial – o trio também fará algumas leituras dramáticas. O músico Endrigo Pereira tocará um repertório relacionado aos textos lidos e, no final, o sarau será aberto ao público, para que leiam seus textos ou de seus autores favoritos.

O Sarau começa às 19h e quem chegar até as 19h30min receberá uma taça de sangria, cortesia do Festim. Nessa noite, a casa oferecerá um prato com preço especial (Sorrentinos, massa recheada; tem opção vegetariana) a R$ 30,00. Reservas de mesas e pedidos de jantar podem ser feitos pelo telefone/whatsapp 53.99169.1364 (Utopia).

Sábado (28)
Haverá diversas atividades no prédio da Secretaria de Cultura (Secult), Casa 2 da Praça Coronel Pedro Osório. Às 14h, no Bistrô da Secult (entrada pela rua Lobo da Costa), ocorre o 1° Encontro Letras e Cores, promovido pelo grupo Jovens Autores Pelotenses (JAP), um bate-papo com artistas da cidade que vão conversar sobre suas experiências e inspirações. O Encontro será conduzido pelo escritor Luis Kurz, criador do JAP e integrante da Comissão organizadora, que conduzirá o Encontro. Além de escritores do Coletivo Autores de Pelotas, estão confirmadas as presenças de Gabriel Duarte (arte digital), Sandro Andrade (desenhista) e Luisa Nunes (pintora).

Comissão Organizadora e Charlie Rayné (na frente), que ministrará oficina para estudantes da rede municipal – Foto: Laureano Bittencourt

Das 16h às 18h, ainda no Bistrô da Secult, haverá uma Oficina de Criação Literária para estudantes da rede municipal de ensino, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Smed), ministrada pelo escritor/ator Charlie Rayné. Os textos produzidos nessa oficina serão lidos no Picnic Literário de encerramento, no domingo, no Parque da Baronesa.

Às 18h, no mesmo local, a escritora Joice Lima ministra uma oficina gratuita sobre Autopublicação, onde fará um passo-a-passo de como publica seus livros (tem cinco livros publicados por ela) com poucos recursos, sem descuidar da qualidade. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita pelo e-mail euleiopelotas@gmail.com – no assunto: Oficina de Autopublicação ou Oficina com Joice Lima; no corpo do texto, o nome completo e contatos (celular e e-mail, se tiver).

Às 19h, na sala Inah Costa, da Secult, ocorre uma Sessão de Autógrafos Coletiva de nove autores do CAP, com vários lançamentos e venda de livros com preços promocionais. O evento terá música ao vivo com o violinista Ricardo Ferreira, em um repertório popular, e uma pequena recepção ao público leitor.

Domingo (29)
O evento será encerrado com um Picnic Literário, no Parque da Baronesa, às 15h (nas proximidades do Museu). O grupo convida a comunidade pelotense para que leve cadeiras de praia ou cobertores, para estender no chão, e livros para leituras e trocas. Será distribuído refrigerante Biri e pacotinhos de Biscoitos Zezé aos participantes – cortesia dos apoiadores. Haverá uma caixa para escambo (troca de livros) e serão lidos os textos produzidos por estudantes, na Oficina de Criação Literária, além de textos dos autores do grupo e da população – qualquer pessoa pode participar lendo textos de sua autoria ou de seu escritor favorito. Em caso de chuva, essa atividade será adiada.

Esquenta
Ao longo desta semana, estão sendo postados nas redes sociais Eu Leio Pelotas (Facebook e Instagram) vídeos com leituras de poemas e trechos de livros dos autores integrantes do CAP, as CAPsulas Literárias. Desde o dia 17 de maio, também está sendo sorteado um livro por dia, de autoria de algum dos integrantes do grupo. O resultado dos sorteios será divulgado na sexta-feira e os exemplares serão entregues na Sessão de Autógrafos Coletiva, na noite de sábado, na Secult (se alguém não puder buscar nesse dia, será entregue depois, a combinar).

Feiras
A programação também inclui a Feira Itinerante #EuLeioPelotasporAí, que já esteve em diversos bairros, escolas, praia, colônia e outros municípios como Rio Grande, Jaguarão e Arroio Grande. Mais de 40 títulos de gêneros variados serão comercializados com desconto no sábado (28), no Mercado das Pulgas (Mercado Central) e no domingo (29), a partir das 14h, no Parque da Baronesa (o Picnic será montado ao lado da feira).

Foto: Laureano Bittencourt

O grupo
O Coletivo Autores de Pelotas se formou em 16 de fevereiro de 2019 e nesses três anos realizou mais de 25 atividades literárias nos seguintes locais: escola La Salle, Associação de Moradores da Tablada, Bibliotheca Pública de Pelotas (BPP), Embrapa, Mercado das Pulgas, Casa do Tambor, Colônia Gruppelli (zona rural de Pelotas), praia do Laranjal, Parque Una, e em feiras literárias de outros municípios – FURG/Cassino, Pedro Osório, Jaguarão, Arroio Grande. Nos dois anos de pandemia do novo coronavírus, foram realizadas atividades virtuais. Os eventos presenciais foram retomados em novembro de 2021.

O IV Festim de Maio #EuLeioPelotas tem o patrocínio da empresa Irgovel – Indústria Riograndense de Óleos Vegetais, apoio institucional da Prefeitura de Pelotas e apoio das empresas Expresso Embaixador, Utopia Casa Bar, Café 35, Del Pátio Pizzas e Pestos, Biri Refrigerantes e Biscoitos Zezé.

Relação dos livros que serão autografados da Sessão de Autógrafos Coletiva
No sábado (28/5), na sala Inah Costa (Secult, Praça Cel Pedro Osório, 2):

Autor/a Obra
Beatriz Mecking – “Curtas Histórias” e “Os passos de Júlia”
Carmen Jara – “Ainda canta o rouxinol”
Charlie Rayné – “De quarto – Contos, Poemas, Crônicas”
Helena Manjourany – “As Brumas de Pelotas” (lançamento)
Joice Lima – “Amor doentio de mãe” (relançamento – entrega da pré-venda)
Luis Kurz – “Adsumus – do abismo a luz” (lançamento)
Marta Bottini – “Relicário de palavras” (lançamento)
Ronaldo Campello – “Ao fechar os Olhos” (pré-lançamento)
Tânia Porto – “Poesi@as sem ponto final” (lançamento)

Programação do IV Festim de Maio #EuLeioPelotas

Sexta-feira (27/5) – Abertura com Sarau Literário – às 19h, no Utopia Casa Bar (rua Antônio dos Anjos, 908)

Sábado (28/5) Atividades na Secretaria de Cultura (Casa 2 da Praça Cel. Pedro Osório) 

No Bistrô (entrada pela Lobo da Costa)
1° Encontro Letras e Cores – das 14h às 16h, conduzido por Luis Kurz
Oficina de Criação Literária – das 16h às 18h, no Bistrô da Secult, com Charlie Rayné
Oficina de Autopublicação – às 18h, no Bistrô da Secult, com Joice Lima

Na sala Inah Costa:
Sessão de Autógrafos Coletiva – às 19h, com dez autores do CAP (vários lançamentos)

Domingo (29) Picnic Literário
– às 15h, no Parque da Baronesa

Feira Itinerante #EuLeioPelotasporAí
Sábado (28), no Mercado das Pulgas (Mercado Central)
Domingo (29), a partir das 14h, no Parque da Baronesa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*