Dança inclusiva: “Multiplicidades” vai estrear na Sala Carlos Carvalho, em Porto Alegre

A sessão do dia 12 terá tradução em libras e audiodescrição — foto: Nando Espinosa

Produzido pelo Coletivo Múltiplos de Dança Inclusiva, Multiplicidades leva à cena bailarinos com e sem deficiência, de diferentes idades e vivências, compartilhando histórias e perspectivas. A montagem estará em cartaz nos dias 11 e 12 de dezembro, às 19h, e 13 do mesmo mês, às 20h, na Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.

A produção celebra a riqueza e a beleza da diversidade humana por meio do movimento. A obra tem criação coletiva e direção artística de Caroline Tasso e convida o público a mergulhar em um universo em que corpos, origens, habilidades e experiências se entrelaçam, criando uma cena vibrante e emocionante.

​A proposta vai além da mera representação da diversidade, ela é uma vivência. A produção é, em sua essência, uma forma de viver, um convite para abraçar as inúmeras facetas que compõem cada indivíduo e a coletividade. As coreografias exploram a improvisação, a interação e a expressão genuína dos bailarinos.

​O espetáculo se desenvolve em quadros que exploram temas como a conexão, a superação, a aceitação e a celebração da individualidade. É um manifesto poético sobre a força que reside em nossas diferenças. É um lembrete de que, ao reconhecer e valorizar as múltiplas formas de ser, de existir e de se expressar, construímos um mundo mais rico, empático e verdadeiramente inclusivo.

Formado em 2021 por pessoas com e sem deficiência, o Coletivo Múltiplos de Dança Inclusiva tem como diretriz que todo corpo é dançante. O grupo teve sua origem no Projeto de Extensão da UFRGS, ministrado pela professora Carla Vendramin (in memorian) com o nome Diversos Corpos Dançantes (2014-2020). Atualmente, o coletivo é composto por quinze artistas e uma professora, e realiza encontros semanais na Casa de Cultura Mário Quintana para ensaios e vivências dançantes.

​No elenco estão Adronilda Santos da Conceição, Aramis Prado Albuquerque, Brenda Brasil, Carlos Gonçalves, Caroline Tasso, Cleonice Terezinha Conceição Ferreira, Denise Schaun Brose, Eleonora Bettiol Prado da Silva, Flávia Praxedes do Canto, Franciele Cardoso da Rocha, Gisele Paim de Souza, Inês Oliver Sil, Júlia Favero, Katie Baldigen Niedermeier, Mateus Gonçalves, Miriam Baldigen Niedermeier, Rosani L. Favero, Tatiana De Lima Pinheiro e Vera Coronel. Iluminação é de Osório Antônio Rocha e a operação de som, de André Luis Cordova Brasil.

​QUANDO: 11 e 12/12, quinta e sexta-feira, às 20h, e 13/12, às 19h.
​ONDE: Sala Carlos Carvalho da Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico).
QUANTO: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, idosos, PCDs e classe artística com comprovação). ​Acessibilidade: No dia 12/12, a sessão terá tradução em Libras e audiodescrição.

​DURAÇÃO: 45min
​CLASSIFICAÇÃO: Livre

ACESSIBILIDADE: No dia 12/12, a sessão terá tradução em libras e audiodescrição.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*