Comunidade é convidada para roda de conversa sobre revitalização da Capela de Santa Isabel

default

Encontro acontece na Associação de Pescadores e os moradores são estimulados a levar objetos que sejam representativos da memória local

Uma roda de conversa reunirá a comunidade de Santa Isabel, localizada no 3º distrito de Arroio Grande, nesta quarta-feira (27), às 9h30, na Associação de Pescadores com o objetivo de escuta coletiva para a criação de um inventário participativo. Os encontros são coordenados pela Perene Patrimônio Cultural e fazem parte das etapas de elaboração do projeto arquitetônico e executivo que prevê a restauração da Capela de Santa Isabel e requalificação da Praça Aliança.

Encontro com a comunidade acontece dentro do processo de escuta participativa (Foto: Carlos Queiroz/QZ7 filmes)

De acordo com a arquiteta Simone Neutzling, responsável pela condução do processo, este é o segundo de cinco encontros previstos dentro da metodologia participativa do projeto. “A escuta da comunidade é uma etapa essencial, pois nos permite compreender as relações de pertencimento e os valores atribuídos à Capela e ao seu entorno. A partir dessas contribuições, conseguiremos elaborar uma proposta de  requalificação que esteja de acordo com os usos cotidianos e os valores culturais locais, garantindo que o projeto seja efetivamente construído em diálogo com aqueles que vivenciam este patrimônio”, observa.

A mediação dos diálogos será realizada pela arqueóloga Marta Bonow e a antropóloga, Liza Bilhalva. “É fundamental que possamos conhecer os anseios e desejos das pessoas, sua história com o lugar, para a partir daí construir o seu uso de forma participativa”, destaca Liza. O projeto conta com uma equipe multidisciplinar, formada por cerca de 20 pessoas, que se dedicam ao trabalho arquitetônico, pesquisa histórica, comunicação, escaneamento, entre outras ações fundamentais para realização de cada etapa. A iniciativa foi contemplada pelo Edital 31/24 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), no segmento Memória e Patrimônio, promovido pela Secretaria de Cultura do Rio Grande do Sul. A Capela de Santa Isabel é tombada em nível municipal desde 2011 e ocupa um importante papel social e histórico no patrimônio do Rio Grande do Sul. O andamento do projeto pode ser acessado através do perfil @restauracaosantaisabel, no Instagram.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*