Exposição no PSJ reúne artistas e a pluralidade dos novos tempos


Lúcia Weymar - arte e história em azulejos - Divulgação

Projeto Arte Vizinha, do PSJ, apresenta obras inéditas e colaborativas de cinco artistas pelotenses. A programação é especial para a comemoração dos 210 anos da cidade.

Ramile Leandro – curadora e artista de aquarelas – Divulgação

Sob o olhar criativo da curadora de arte Ramile Leandro, a Mostra [Entre Lacunas] integra a agenda do projeto Arte Vizinha, ao propósito de explorar as potencialidades de Pelotas no PSJ – Posto São José. Desse modo, a abertura da Exposição acontece no dia 07 de julho, às 18h. E terá a entrega de uma obra produzida a 10 mãos para Pelotas.

Graça Marques, Gordo Muswiek, Lauer Santos, Lúcia Weymar e Ramile Leandro dialogam artisticamente através da criação de obras construídas sob a narrativa poética de um novo mundo conectado, colaborativo e plural.

Aniversário Duplo

A ideia lança luz sob a história de Pelotas e também do PSJ, ao mesmo tempo que completa 55 anos no dia 07.07. “A diversidade é a marca do que estamos vivendo em todas as esferas; nos negócios e na vida. Trouxemos esse olhar para comemorar o aniversário da cidade e do PSJ. Precisamos exercitar uma visão cada vez mais plural”, afirma Fernando Riemke, à frente do espaço.

Graça Marques – colagens – Divulgação

Nesse ritmo, Graça Marques propõe o olhar fragmentado, que seleciona e compõe elementos. Faz um convite a uma viagem por mapas construídos por palavras, texturas, cores e memórias que conversam com as sobreposições de água e pigmento de Ramile Leandro, artista que passeia pelas ondas do sentir através do mar: metáfora poética carregada de dualidades e memórias afetivas.

Memórias essas que Lúcia Weymar encara, ao aproximar o olhar. Conversa com raízes, tradições e as reescreve através de um mosaico de imagens de viagem.

Lúcia Weymar – arte e história em azulejos – Divulgação

A palavra, aqui, ganha força, relata, entrevista, questiona, bem como, poetisa momentos. E Lauer Santos as faz dançar ao criar sobreposições poéticas que jogam com a percepção visual. Novas possibilidades de ver, de pensar e de fluir esteticamente a partir das formas.

Sobreposições que o Gordo Muswieck anula do olhar com a tinta branca. Provoca um jogo sutil entre a tela e o suporte através da perspectiva de passagem, da arte de rua que ganha voz através do discurso do tempo, da palavra que rabisca e anula/ que grita e cala.

Lauer Santos – Sobreposições – Divulgação

[Entre Lacunas]

A exposição [Entre Lacunas] inicia nesta quinta-feira, às 18h, com entrada gratuita, e vai até o dia 15 de julho. Ações imersivas também serão orquestradas neste dia 07 de julho, no Lounge ACPO, localizado no Posto São José. Neste espaço, um quadro da artista Ramile Leandro será sorteado entre os visitantes. Certamente uma ótima oportunidade.

 

Exposição [Entre Lacunas]
Onde: PSJ – Rua Félix da Cunha, 509 (esquina General Telles até a esquina Anchieta)
Quando: quinta-feira, 07 de julho
Horário: 18h às 23h
Entrada gratuita

Leia também: Semana de Pelotas 2022 abre Inscrição para passeios turísticos pela cidade

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*